De memória, trauma e ficção: um olhar sobre a narrativa de Bernardo Kucinski

Autores

  • Joelma Rezende Xavier Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET/MG – Campus I – Belo Horizonte

DOI:

https://doi.org/10.5902/1679849X21508

Resumo

Muitos são os contratempos e prejuízos humanos associados ao período da ditadura militar no Brasil. Os processos de enrijecimento de controle estatal, as estratégias de domínio político-cultural e as tentativas de apagamento da memória marcaram o cotidiano da sociedade durante os anos que envolveram o estado de exceção. Apesar dessa realidade, os relatos de tortura e de denúncia testemunham diferentes versões para os fatos e contêm o poder de ressignificação da memória, especialmente por meio da escrita literária. Este artigo visa a propor uma breve discussão sobre os temas memória e trauma na construção ficcional, a partir da análise de contos publicados na antologia Você vai voltar pra mim e outros contos, de Bernardo Kucinski (2014).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joelma Rezende Xavier, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET/MG – Campus I – Belo Horizonte

Doutoranda em Teoria da Literatura e Literatura Comparada junto ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários (Póslit) da Faculdade de Letras da UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais. Professora do Departamento de Linguagem e Tecnologia do CEFET - MG.

Downloads

Publicado

2016-03-20

Como Citar

Xavier, J. R. (2016). De memória, trauma e ficção: um olhar sobre a narrativa de Bernardo Kucinski. Literatura E Autoritarismo, (16). https://doi.org/10.5902/1679849X21508