Reflexões acerca do cânone literário dos vestibuares brasileiros

Autores

  • Juliana Cristina de Cápua Dourado Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas - USP

DOI:

https://doi.org/10.5902/1679849X16322

Resumo

Neste trabalho pretendemos discutir sobre o caráter canônico presente na escolha das obras literárias da grande maioria dos exames admissionais do ensino superior, como tal seleção não é neutra e envolve a manutenção de poderes de grupos hegemônicos e dominantes. Além disso, gostaríamos de refletir sobre como a mudança nas listas de leituras obrigatórias de dois importantes vestibulares nacionais (UFRGS e Unicamp) podem influenciar no ensino de literatura aos estudantes em fase pré-vestibular.

Palavras-chave: literatura, cânone, vestibular

 

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Biografia do Autor

Juliana Cristina de Cápua Dourado, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas - USP

Graduada em Letras Português - Espanhol pela USP.

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Publicado

2015-08-26

Como Citar

Dourado, J. C. de C. (2015). Reflexões acerca do cânone literário dos vestibuares brasileiros. Literatura E Autoritarismo, (15). https://doi.org/10.5902/1679849X16322