“Você corta um verso, eu invento outro”: o poder linguístico-discursivo da música de protesto no período da ditadura militar

Autores

  • Maria Aparecida Rocha Gouvêa Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA

DOI:

https://doi.org/10.5902/1679849X13954

Resumo

No período da ditadura militar no Brasil, a arte, especialmente a música, assumiu postura de oposição ao regime militar. Para isso, os compositores tinham de utilizar princípios e recursos linguísticos e discursivos que persuadissem o público subliminarmente, já que as manifestações explícitas eram alvos da censura. Este artigo objetiva analisar as estratégias utilizadas nas canções, identificando as marcas discursivas que colaboravam para persuadir o público e marcar posição de oposição ao regime. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com análise de trechos das canções da época. Para isso, utilizaremos pressupostos teóricos históricos, culturais e linguístico-discursivos, principalmente da Análise do Discurso Francesa de Maingueneau e Charaudeau. Concluímos que muitas estratégias foram utilizadas, de forma a construir ethe de resistência ao regime militar.

Palavras-chave: ditadura militar; discurso; música de protesto.

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Biografia do Autor

Maria Aparecida Rocha Gouvêa, Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA

Doutora em Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Possui graduação em Letras e Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Volta Redonda; especialização em Língua Portuguesa pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Volta Redonda e em Visão Discursiva pela Universidade Federal do Rio de Janeiro ; mestrado em Linguistica Aplicada pela Universidade de Taubaté (2006). Atualmente é professora de 1º grau - 2ª fase da Escola Municipal Prefeito José Juarez Antunes, coordenadora do Núcleo de Apoio ao Discente e Docente do Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA e professora de Comunicação e Expressão do UniFOA. Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: música, ethos discursivo no período da ditadura militar e interdiscursividade/intertextualidade.

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Publicado

2014-06-16

Como Citar

Gouvêa, M. A. R. (2014). “Você corta um verso, eu invento outro”: o poder linguístico-discursivo da música de protesto no período da ditadura militar. Literatura E Autoritarismo, (23). https://doi.org/10.5902/1679849X13954