Reflexões sobre as noções ainda vigentes do professor especialista no ensino da arte contemporânea

Autores

  • Helga Corrêa Universidade Federal de Santa Maria, UFSM/RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/198373488771

Palavras-chave:

Ensino, Gravura, Meio expressivo, Arte contemporânea

Resumo

Este artigo propõe a reflexão das noções ainda vigentes do professor especialista no âmbito do ensino da arte atual. A partir de um estudo biográfico-narrativo realizado com profissionais que atuam como docentes em diferentes níveis de ensino na área gráfica na cidade de Barcelona /Espanha, e objetivando dar visibilidade a constituição de identidades profissionais de docentes na área das artes visuais, o estudo deixou evidente a continuidade do direcionamento do ensino da gravura ainda voltado a práxis na área gráfica. O trabalho aponta para a necessidade do contínuo questionamento sobre as relações estabelecidas entre meio expressivo nas estruturas de ensino em artes visuais na sociedade contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helga Corrêa, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM/RS

Graduada em Comunicação Visual pela Universidade Federal de Santa Maria (1988) Mestre em Ensino da Arte pela Universidade Federal de Santa Maria (2000) e Doutora em Arte pela Universidade de Barcelona - Espanha (2012). Professora do Curso de Artes Visuais da Universidade Federal de Santa Maria - RS. Realiza pesquisas com ênfase na Gravura Contemporânea e no Ensino da Arte.

Referências

BECKER, C. in GABLIK, S. Conversations before the end of time. Londres, England: Thames e Hudson, 1995.

BLAS, J. ¿Arte Gráfico? La Crisis de una categoría. Revista Grabado y Edición. v. I, n. 1. Madrid, España, 2006.

CAUQUELIN, A. Arte contemporânea, uma introdução. São Paulo, Brasil: Martins Fontes Editora Ltda., 2005.

MORO, J. Un ensayo sobre grabado (A finales del siglo XX). Santander, España: Creática Ediciones, 1998.

PRADA, J. La enseñanza del arte y la universidad. 2003. Disponível em:

[ttp//www.2-red.net/juanmartinprada/textsjmp/laensenanza.pdf. Acesso em:

12.2009.

Downloads

Publicado

2013-09-23

Como Citar

Corrêa, H. (2013). Reflexões sobre as noções ainda vigentes do professor especialista no ensino da arte contemporânea. Revista Digital Do LAV, (11), 232–241. https://doi.org/10.5902/198373488771