Fotografias digitais na Educação Básica: ensaios e experimentações na produção de visualidades
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983734884273Palavras-chave:
Fotografias Digitais, Ensino da Arte, Autonomia e Protagonismo, TIC, Dispositivos móveisResumo
Este estudo apresenta uma proposta educativa de experimentação e investigação do cotidiano de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental, iniciada em 2021, visando estabelecer relações com as tecnologias móveis (Smartphones e Tablets) na produção de imagens digitais, através da linguagem da fotografia. Considerando relevante a preocupação em inserir as novas tecnologias na educação básica, propõe-se uma abordagem, onde o educando dialogue com a Arte, entre diferentes disciplinas de forma crítica, poética e reflexiva e com isso, produzir novos conhecimentos e aprendizagens. Ainda, busca-se desenvolver a autonomia dos envolvidos, numa postura de pesquisador e atuante em sua aprendizagem. Tendo como proposta dar visibilidade para que o aluno articulem práticas variadas, em um ideário pedagógico que parte de uma abordagem qualitativa e tece relações com uma pesquisa baseada em artes (PBA) e na perspectiva da Cultura Visual, verifica-se a possibilidade de se produzir registros visualidades narrativas, incentivar a escrita, a leitura e a representação, colaborando na construção de exposição virtual chamada “Imagens no meu caminho’’ no Instagram, um repositório como forma de compartilhamento da proposta e de culminar os resultados das produções.
Downloads
Referências
ALMEIDA, E. B.; VALENTE, J. A. Integração Currículo e Tecnologias e a Produção de Narrativas Digitais. Currículo sem Fronteiras, São Paulo, v.12, n.3, p.57-82, dez. 2012.
ALVES, J. Fotografia e Educação: alguns olhares do saber e do fazer. Intercom- Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Natal, RN, 2008.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017.
BUSNARDO, L. Fotografias pictóricas, pinturas fotográficas: a circulação de imagens em Curitiba (1981-1918). Dissertação - Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2018.
BUENO, M. Leitura de Imagem. Indaial: Uniasselvi, 2011.
FERRAZ, Maria Heloisa C. de T. FUSARI, Maria F. de Rezende. Metodologia do Ensino De Arte – Fundamentos e Proposições. 2. ed. São Paulo: Ed. Cortez, 2009.
FLUSSER, V. Filosofia da Caixa Preta. São Paulo: Hucitec, 1985, 92 p.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, P. Extensão ou comunicação? 7ª ed. Rio de Janeiro, Editora Paz e Terra 1983.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
GALVÃO, C. Narrativas em Educação. Ciência & Educação, v. 11, n. 2, p. 327-345, 2005.
GUERRA, E. L. A. Manual pesquisa qualitativa. Belo Horizonte: Anima Educação, 2014, 52 p.
GOMES, P. Da escrita à imagem: da fotografia à subjetividade. 62 f. Dissertação (mestrado em Psicologia). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 1996.
HERNANDEZ, F. La investigación basada en las artes: propuestas para repensar lainvestigacióneneducación. Universidad de Barcelona 86, EducatioSiglo XXI, n.26, p.85-118, 2008.
LIMA, Ana Paula Boaventura Mota de. Conhecendo Imagens, Sistematizando em Palavras. Revista Ciclos, Florianópolis, V.1, N.1, Ano 1. Disponível em: <https://www.revistas.udesc.br/index.php/ciclos/article/view/3533>. Acesso em: 23 set. 2021.
LOPES, A. E. Ato fotográfico e processos de inclusão: análise dos resultados de uma pesquisa - intervenção. In 28ª Reunião ANPED (GT: Educação Especial, n. 15). Rio de Janeiro, RJ: PUC/Rio. 2016.
MASETTO. M. T. Mediação pedagógica e o uso da tecnologia. In: MORAN, José Manuel., MASETTO, Marcos T., BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 8. ed. Campinas, SP: Papirus, 2006. p.133-173.
MARTINS, Nelson. Fotografia: da analógica à digital. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2010.
MARTINS, R. Porque e como falamos de cultura visual. Revista Visualidades, Goiânia, v.4, n. 1 e 2, p.64-79, 2006. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/VISUAL/article/view/17999>. Acesso em: 23 jul. 2021.
MAUAD, Ana Maria. Através da Imagem fotográfica: fotografia e história interfaces. Tempo, Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, p. 73-98, 1996.
MENEZES, P. R. A. Cinema: imagem e interpretação. Tempo Social, Revista de Sociologia da USP, v. 8, nº 2, p. 83-104, 1996.
MIGUEL, M R. O Uso da Tecnologia Móvel como recurso para aprender e fazer Fotografias na aula de arte. 2011. Disponível em: <http://www.encontro.proex.ufu.br/sites/encontro.proex.ufu.br/files/files/anexos/RELATO%20DE%20EXPERI%C3%8ANCIA%20-%20O%20USO%20DA%20TECNOLOGIA%20M%C3%93VEL.pdf>. Acesso em: 20 jun. 2021.
PAIVA, Eduardo França. História & Imagens. 2. ed. Rio de Janeiro: Autêntica, 2002.
PRAIA, J. F., CACHAPUZ, A. F. C., & GIL-PÉREZ, D. Problema, teoria e observação em ciência: para uma reorientação epistemológica da educação em ciência. Ciência & Educação, 8(1), 127-145. 2002.
SANTAELLA, Lúcia. Leitura de Imagens. São Paulo: Melhoramentos, 2012.
WACHOWICZ, L. A. Avaliação e aprendizagem. In: I.P. A. Veiga (Ed.), Lições de Didática (Coleção Magistério: Formação e trabalho pedagógico). Campinas, SP: Papirus; Ebook: Livraria Cultura. 2015.