Fotografias digitais na Educação Básica: ensaios e experimentações na produção de visualidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734884273

Palavras-chave:

Fotografias Digitais, Ensino da Arte, Autonomia e Protagonismo, TIC, Dispositivos móveis

Resumo

Este estudo apresenta uma proposta educativa de experimentação e investigação do cotidiano de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental, iniciada em 2021, visando estabelecer relações com as tecnologias móveis (Smartphones e Tablets) na produção de imagens digitais, através da linguagem da fotografia. Considerando relevante a preocupação em inserir as novas tecnologias na educação básica, propõe-se uma abordagem, onde o educando dialogue com a Arte, entre diferentes disciplinas de forma crítica, poética e reflexiva e com isso, produzir novos conhecimentos e aprendizagens. Ainda, busca-se desenvolver a autonomia dos envolvidos, numa postura de pesquisador e atuante em sua aprendizagem. Tendo como proposta dar visibilidade para que o aluno articulem práticas variadas, em um ideário pedagógico que parte de uma abordagem qualitativa e tece relações com uma pesquisa baseada em artes (PBA) e na perspectiva da Cultura Visual, verifica-se a possibilidade de se produzir registros visualidades narrativas, incentivar a escrita, a leitura e a representação, colaborando na construção de exposição virtual chamada “Imagens no meu caminho’’ no Instagram, um repositório como forma de compartilhamento da proposta e de culminar os resultados das produções.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jean Oliver Linck, Universidade Federal de Santa Maria

Professor de Arte, Especialista em Tecnologias de Informação e Comunicação aplicadas a Educação, com formação em Artes Visuais -  Licenciatura Plena em Desenho e Plástica.

Paula Garcia Lima, Universidade Federal de Pelotas

Possui Doutorado e Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural (UFPel). Especialista em Mídias na Educação pelo IF Sul-Rio-Grandense (2010). Possui graduação em Artes Visuais - Habilitação em Design Gráfico (UFPel) e Graduação em Licenciatura Plena em Design (IF Sul-Rio-Grandense). Atua como professora Adjunta da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Valdirene de Assunção Pereira, Universidade Federal de Pelotas

Especialista em Artes pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e Especialista em Aperfeiçoamento em Formação Docente para Educação a Distância, Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). Licenciada em Geografia pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Tecnóloga em Processos Gerenciais (UNINTER).

Silvia Regina dos Santos Meireles, Universidade Federal de Pelotas

Especialista em Artes pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Licenciada em Geografia pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Bacharel em Administração Pública pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Referências

ALMEIDA, E. B.; VALENTE, J. A. Integração Currículo e Tecnologias e a Produção de Narrativas Digitais. Currículo sem Fronteiras, São Paulo, v.12, n.3, p.57-82, dez. 2012.

ALVES, J. Fotografia e Educação: alguns olhares do saber e do fazer. Intercom- Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Natal, RN, 2008.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017.

BUSNARDO, L. Fotografias pictóricas, pinturas fotográficas: a circulação de imagens em Curitiba (1981-1918). Dissertação - Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2018.

BUENO, M. Leitura de Imagem. Indaial: Uniasselvi, 2011.

FERRAZ, Maria Heloisa C. de T. FUSARI, Maria F. de Rezende. Metodologia do Ensino De Arte – Fundamentos e Proposições. 2. ed. São Paulo: Ed. Cortez, 2009.

FLUSSER, V. Filosofia da Caixa Preta. São Paulo: Hucitec, 1985, 92 p.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, P. Extensão ou comunicação? 7ª ed. Rio de Janeiro, Editora Paz e Terra 1983.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

GALVÃO, C. Narrativas em Educação. Ciência & Educação, v. 11, n. 2, p. 327-345, 2005.

GUERRA, E. L. A. Manual pesquisa qualitativa. Belo Horizonte: Anima Educação, 2014, 52 p.

GOMES, P. Da escrita à imagem: da fotografia à subjetividade. 62 f. Dissertação (mestrado em Psicologia). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 1996.

HERNANDEZ, F. La investigación basada en las artes: propuestas para repensar lainvestigacióneneducación. Universidad de Barcelona 86, EducatioSiglo XXI, n.26, p.85-118, 2008.

LIMA, Ana Paula Boaventura Mota de. Conhecendo Imagens, Sistematizando em Palavras. Revista Ciclos, Florianópolis, V.1, N.1, Ano 1. Disponível em: <https://www.revistas.udesc.br/index.php/ciclos/article/view/3533>. Acesso em: 23 set. 2021.

LOPES, A. E. Ato fotográfico e processos de inclusão: análise dos resultados de uma pesquisa - intervenção. In 28ª Reunião ANPED (GT: Educação Especial, n. 15). Rio de Janeiro, RJ: PUC/Rio. 2016.

MASETTO. M. T. Mediação pedagógica e o uso da tecnologia. In: MORAN, José Manuel., MASETTO, Marcos T., BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 8. ed. Campinas, SP: Papirus, 2006. p.133-173.

MARTINS, Nelson. Fotografia: da analógica à digital. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2010.

MARTINS, R. Porque e como falamos de cultura visual. Revista Visualidades, Goiânia, v.4, n. 1 e 2, p.64-79, 2006. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/VISUAL/article/view/17999>. Acesso em: 23 jul. 2021.

MAUAD, Ana Maria. Através da Imagem fotográfica: fotografia e história interfaces. Tempo, Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, p. 73-98, 1996.

MENEZES, P. R. A. Cinema: imagem e interpretação. Tempo Social, Revista de Sociologia da USP, v. 8, nº 2, p. 83-104, 1996.

MIGUEL, M R. O Uso da Tecnologia Móvel como recurso para aprender e fazer Fotografias na aula de arte. 2011. Disponível em: <http://www.encontro.proex.ufu.br/sites/encontro.proex.ufu.br/files/files/anexos/RELATO%20DE%20EXPERI%C3%8ANCIA%20-%20O%20USO%20DA%20TECNOLOGIA%20M%C3%93VEL.pdf>. Acesso em: 20 jun. 2021.

PAIVA, Eduardo França. História & Imagens. 2. ed. Rio de Janeiro: Autêntica, 2002.

PRAIA, J. F., CACHAPUZ, A. F. C., & GIL-PÉREZ, D. Problema, teoria e observação em ciência: para uma reorientação epistemológica da educação em ciência. Ciência & Educação, 8(1), 127-145. 2002.

SANTAELLA, Lúcia. Leitura de Imagens. São Paulo: Melhoramentos, 2012.

WACHOWICZ, L. A. Avaliação e aprendizagem. In: I.P. A. Veiga (Ed.), Lições de Didática (Coleção Magistério: Formação e trabalho pedagógico). Campinas, SP: Papirus; Ebook: Livraria Cultura. 2015.

Downloads

Publicado

2023-10-24

Como Citar

Linck, J. O., Lima, P. G., Pereira, V. de A., & Meireles, S. R. dos S. (2023). Fotografias digitais na Educação Básica: ensaios e experimentações na produção de visualidades. Revista Digital Do LAV, 16(1), e27/1–20. https://doi.org/10.5902/1983734884273