Imagens do corpo: superfícies reversíveis e marcas de resistências no brinquedo de miriti
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983734844049Palavras-chave:
Imagem, Corpo-gênero-sexualidade, RepresentaçãoResumo
O objetivo é refletir sobre as representações do corpo nas imagens do brinquedo de miriti, um bem cultural da cidade de Abaetetuba/Pará. Neste sentido, buscamos apoio no Estudos Culturais pós-críticos, contando, entre outros, com Hall (2016), Kellner (1995), Foucault (1987) e Silva (1999). A decisão metodológica é pelo alfabetismo crítico, um procedimento emergente para a análise de imagens. Ao ser intensamente disseminada em blogs, livros, camisetas e bolsas, as imagens da peça casal de namorados representam o corpo e o casal ideal e afetam a todos, particularmente jovens do ensino médio. Por constituir não apenas a cultura contemporânea, mas as subjetividades juvenis no cotidiano escolar, as imagens merecem a atenção, pois mesmo representando corpos, gêneros e sexualidades hegemônicas, sendo a representação reversível, é capaz de constituir outros modos de ser e de viver.
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