Notas acerca das ressonâncias de um processo de iniciação artística na criação de si

Autores

  • Ana Cristina Rossetto Rocha Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734833896

Palavras-chave:

Cartografia, Arte-educação, Cuidado de si, Memória, Narrativa

Resumo

Um conjunto de entrevistas realizadas com ex-alunos da Escola Municipal de Iniciação Artística (São Paulo, SP) constituiu o material de pesquisa da minha tese de doutorado. Ela investiga a atuação da memória como dispositivo de ressignificação e a potência da iniciação artística como campo propício às práticas do cuidado de si – noção que atravessou a cultura e a filosofia greco-romana por um período de longa duração e foi retomada por Foucault nos seus últimos trabalhos. A abordagem cartográfica, referenciada no conceito de cartografia de Deleuze e Guattari oferece a principal orientação metodológica. Compartilhar recortes deste trabalho relacionando-os à temática deste dossiê é o objetivo deste artigo.

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Biografia do Autor

Ana Cristina Rossetto Rocha, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Musicista e educadora musical. Doutora e Mestre em Educação pela UNICAMP, bacharel em Composição pela ECA - USP. Especializou-se no Conservatório Real de Haia, Holanda, como bolsista da CAPES, na área de flauta doce e música antiga

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Publicado

2018-08-02

Como Citar

Rocha, A. C. R. (2018). Notas acerca das ressonâncias de um processo de iniciação artística na criação de si. Revista Digital Do LAV, 11(2), 040–061. https://doi.org/10.5902/1983734833896