Agora eu era o herói: imaginação e expressão artística na primeira infância
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983734833895Palavras-chave:
Imaginação, Educação infantil, Linguagem visual, MemóriaResumo
Através de memórias, experiências como e com professores de arte e observações coletadas ao longo de 20 anos supervisionando estágios no curso de graduação em artes visuais da Unicamp, reflito sobre a potência das atividades com linguagem visual na educação infantil. Dialogo com poetas e artistas, procurando imagens que enfatizem a importância de incentivarmos a imaginação e a expressão artística na primeira infância.
Downloads
Referências
BARROS, M. Poesia Completa. São Paulo: Leya, 2010.
_____. Memórias Inventadas: A Terceira Infância. São Paulo: Planeta, 2008.
_____. Memórias Inventadas: A infância. São Paulo: Planeta, 2003.
BUARQUE, C.; SIVUCA. João e Maria. In: BUARQUE, C. Letra e música. v.1. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
CHILLIDA, S. El Arte y los Sueños. Documentário. DVD, duración: 54min. Producida por Susana Chillida en colaboración con Canal+ España, 1999.
FRAYZE-PEIREIRA, J. A. A dimensão estética da experiência do outro. ProPosições. Campinas, v.15, n.1 (43). p. 19-25. jan./abr., 2004. Disponível em: https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/publicacao/2224/43-dossie-pereirajaf.pdf. Acesso em: 20 jan. 2018.
HOLM, A. M. Fazer e Pensar Arte. São Paulo: av form/Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2005.
KLEE, P. Sobre a arte moderna e outros ensaios. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Edtor, 2001.
KLEE, P. Diários. São Paulo: Martins Fontes, 1990.
RAUSCHENBERG OVERSEAS CULTURE INTERCHANGE (ROCI). (published in conjunction with the exhibition ROCI, National Gallery of Art, Washington, DC)- Munich: Prestel, 1991.
SILVEIRA, N. Imagens do Inconsciente. Rio de Janeiro: Editorial Alhambra, 1982.
SILVEIRA, N. Vida e Obra. Disponível em: http://www.ccms.saude.gov.br/nisedasilveira/frases.php. Acesso em: 02 maio. 2018.