Musicalização: memórias, experiências e sensibilidades na terceira idade

Autores

  • Hilda Natume Universidade da Região de Joinville - Univille
  • Silvia Sell Duarte Pillotto Universidade da Região de Joinville - Univille
  • Mirtes Antunes Locatelli Strapazzon Belas Artes Joinville

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734830932

Palavras-chave:

Práticas educativas, Terceira idade, Musicalização, Memória, Experiência

Resumo

Este artigo, recorte de uma pesquisa acadêmica, teve como objetivo analisar as práticas educativas em musicalização na terceira idade, mobilizando memórias e experiências como construção de sentidos e relações com o cotidiano. Para concretização da pesquisa desenvolvemos experiências com um grupo de 30 idosos num Centro de Referência de Assistência Social e num Centro de Artes, oportunizando-lhes revisitarem memórias a partir de práticas educativas em musicalização, bem como apreciação musical. A pesquisa, de abordagem cartográfica, pautou-se nas narrativas e experiências dos idosos por meio de práticas educativas em musicalização, buscando potencializar esses dois espaços e valorizar as suas ações cotidianas. Os resultados apontaram que a musicalização reativou a memória dos idosos por intermédio de vivências das músicas e letras de outras épocas de suas vidas, mobilizando-os a valorizar o ontem como essencial no seu dia a dia. Fazer e apreciar música oportunizou o compartilhamento de ideias e sentires. 

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Biografia do Autor

Hilda Natume, Universidade da Região de Joinville - Univille

Mestranda em Educação pela Univille. Graduada em Letras pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Cascavel (1986) e Especialista em Educação Musical pela Escola de Música e Belas Artesdo Paraná (2013). Atualmente é Professora do Conservaório Belas Artes de Joinville. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música. 

Silvia Sell Duarte Pillotto, Universidade da Região de Joinville - Univille

Pós-Doutora no Instituto Estudos da Criança - IEC na Universidade do MINHO - UMINHO, Braga/Portugal em 2007/2008. Doutora em Engenharia de Produção (Gestão da Qualidade) pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2003); Mestre em Educação (Currículo) pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (1997) Especialista em Fundamentos Estéticos para a Arte na Educação pela Faculdade de Artes do Paraná (1992); Graduada em Educação Artística - Habilitação Artes Plásticas pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina - UDESC (1983) Professora titular nos cursos de Artes Visuais e Pedagogia na Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE e no Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Educação; Pesquisadora e Coordenadora de Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação - NUPAE, possui experiência nas áreas de Artes, Gestão, Currículo, Avaliação; Infância e Arte/Educação. Avaliadora do INEP, atua nos seguintes níveis da educação: educação superior e pós-graduação. Autora de vários livros publicados, desenvolve formação continuada e consultoria nas áreas citadas.

Mirtes Antunes Locatelli Strapazzon, Belas Artes Joinville

Mestra em Educação pela Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE em Joinville/SC (2017). Especialista em Fundamentos do Ensino da Arte pela Faculdade de Artes do Paraná (2007). Graduada em Educação Artística - Habilitação Licenciatura em Música pela Faculdade de Artes do Paraná em Curitiba/PR (2004). Graduada Plena em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo DA Vinci SC (2010). Professora dos Cursos Técnicos de Música e Diretora Pedagógica do Conservatório Belas Artes de Joinville. Professora seminarista e coordenadora da Região Sul do Brasil do Programa Sopro Novo - Musicalização através da Flauta Doce da Yamaha Musical do Brasil. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação - NUPAE - Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE/ Joinville/SC.

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Publicado

2018-04-02

Como Citar

Natume, H., Pillotto, S. S. D., & Strapazzon, M. A. L. (2018). Musicalização: memórias, experiências e sensibilidades na terceira idade. Revista Digital Do LAV, 11(1), 211–234. https://doi.org/10.5902/1983734830932