Da janela da alma ao ciberespaço: Ambiente virtual de aprendizagem em artes visuais
DOI:
https://doi.org/10.5902/198373482160Palavras-chave:
Ambiente virtual de aprendizagem colaborativa, Percepção visual, Educação estética, Processos de criação, Tecnologias de informação e comunicaçãoResumo
Este artigo descreve a criação do Ambiente virtual de aprendizagem em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Para tanto, apresenta o referencial teórico e a estrutura tecnológica que apóiam o processo de aprendizagem colaborativa no ambiente. Fundamenta-se na aprendizagem baseada na resolução de problemas (ABP) e no potencial das tecnologias de informação e comunicação. Aborda a metodologia adotada no desenvolvimento do ambiente e finaliza analisando os resultados até aqui alcançados.
Downloads
Referências
ALVES, Rubem. A educação dos sentidos e mais. Campinas: Verus Editora, 2005.
AUMONT, Jacques. A imagem. São Paulo: Papirus, 2006.
BELLONI, Maria Luiza. Educação à distância. Campinas: Autores Associados, 1999.
DUARTE JUNIOR, João-Francisco. O sentido dos sentidos: a educação (do) sensível. Curitiba: Criar Edições, 2003.
LENZI, Teresa. A indagação como via de acesso à obra de Evgen Bavcar, um fazedor de imagens. Artexto, Rio Grande, n. 13, p. 35-42, 2002.
MEIRA, Marly. Filosofia da criação: reflexões sobre o sentido do sensível. Porto Alegre: Mediação, 2003.
OSTROWER, Fayga. A sensibilidade do intelecto. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
SALLES, Cecilia Almeida. Gesto inacabado: processo de criação artística. São Paulo: FAPESP: Annablume, 1998.