Da janela da alma ao ciberespaço: Ambiente virtual de aprendizagem em artes visuais

Autores

  • Ana Zeferina Ferreira Maio Professora Adjunta do Departamento de Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande
  • Lidiane Fonseca Dutra

DOI:

https://doi.org/10.5902/198373482160

Palavras-chave:

Ambiente virtual de aprendizagem colaborativa, Percepção visual, Educação estética, Processos de criação, Tecnologias de informação e comunicação

Resumo

Este artigo descreve a criação do Ambiente virtual de aprendizagem em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Para tanto, apresenta o referencial teórico e a estrutura tecnológica que apóiam o processo de aprendizagem colaborativa no ambiente. Fundamenta-se na aprendizagem baseada na resolução de problemas (ABP) e no potencial das tecnologias de informação e comunicação. Aborda a metodologia adotada no desenvolvimento do ambiente e finaliza analisando os resultados até aqui alcançados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lidiane Fonseca Dutra

Acadêmica do Curso de Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande

Referências

ALVES, Rubem. A educação dos sentidos e mais. Campinas: Verus Editora, 2005.

AUMONT, Jacques. A imagem. São Paulo: Papirus, 2006.

BELLONI, Maria Luiza. Educação à distância. Campinas: Autores Associados, 1999.

DUARTE JUNIOR, João-Francisco. O sentido dos sentidos: a educação (do) sensível. Curitiba: Criar Edições, 2003.

LENZI, Teresa. A indagação como via de acesso à obra de Evgen Bavcar, um fazedor de imagens. Artexto, Rio Grande, n. 13, p. 35-42, 2002.

MEIRA, Marly. Filosofia da criação: reflexões sobre o sentido do sensível. Porto Alegre: Mediação, 2003.

OSTROWER, Fayga. A sensibilidade do intelecto. Rio de Janeiro: Campus, 1998.

SALLES, Cecilia Almeida. Gesto inacabado: processo de criação artística. São Paulo: FAPESP: Annablume, 1998.

Downloads

Publicado

2010-10-25

Como Citar

Maio, A. Z. F., & Dutra, L. F. (2010). Da janela da alma ao ciberespaço: Ambiente virtual de aprendizagem em artes visuais. Revista Digital Do LAV, 1(1), 183–200. https://doi.org/10.5902/198373482160