Da janela da alma ao ciberespaço: Ambiente virtual de aprendizagem em artes visuais

Autores/as

  • Ana Zeferina Ferreira Maio Professora Adjunta do Departamento de Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande
  • Lidiane Fonseca Dutra

DOI:

https://doi.org/10.5902/198373482160

Palabras clave:

Ambiente virtual de aprendizagem colaborativa, Percepção visual, Educação estética, Processos de criação, Tecnologias de informação e comunicação

Resumen

Este artigo descreve a criação do Ambiente virtual de aprendizagem em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Para tanto, apresenta o referencial teórico e a estrutura tecnológica que apóiam o processo de aprendizagem colaborativa no ambiente. Fundamenta-se na aprendizagem baseada na resolução de problemas (ABP) e no potencial das tecnologias de informação e comunicação. Aborda a metodologia adotada no desenvolvimento do ambiente e finaliza analisando os resultados até aqui alcançados.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lidiane Fonseca Dutra

Acadêmica do Curso de Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande

Citas

ALVES, Rubem. A educação dos sentidos e mais. Campinas: Verus Editora, 2005.

AUMONT, Jacques. A imagem. São Paulo: Papirus, 2006.

BELLONI, Maria Luiza. Educação à distância. Campinas: Autores Associados, 1999.

DUARTE JUNIOR, João-Francisco. O sentido dos sentidos: a educação (do) sensível. Curitiba: Criar Edições, 2003.

LENZI, Teresa. A indagação como via de acesso à obra de Evgen Bavcar, um fazedor de imagens. Artexto, Rio Grande, n. 13, p. 35-42, 2002.

MEIRA, Marly. Filosofia da criação: reflexões sobre o sentido do sensível. Porto Alegre: Mediação, 2003.

OSTROWER, Fayga. A sensibilidade do intelecto. Rio de Janeiro: Campus, 1998.

SALLES, Cecilia Almeida. Gesto inacabado: processo de criação artística. São Paulo: FAPESP: Annablume, 1998.

Publicado

2010-10-25

Cómo citar

Maio, A. Z. F., & Dutra, L. F. (2010). Da janela da alma ao ciberespaço: Ambiente virtual de aprendizagem em artes visuais. Revista Digital Do LAV, 1(1), 183–200. https://doi.org/10.5902/198373482160