A prática do bullying em adolescentes do gênero feminino
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179769239002Resumo
: Objetivo: analisar se o bullying é praticado com frequência entre meninas adolescentes, quem pratica e as consequências. Método: estudo exploratório, transversal com abordagem quantitativa. A população da pesquisa foi meninas com idade entre 10 e 19 anos, regularmente matriculadas numa escola pública em Recife-Pernambuco. Os dados foram coletados em fevereiro e março de 2019, e obtidos por meio de entrevistas com perguntas objetivas relacionadas à temática. Resultados: participaram 60 meninas (idade média de 14 anos). A maioria (68,4%) respondeu que se sentia vítima de bullying; 49,9% são vítimas, de acordo com a frequência de exposição às agressões e 76,6% sofreram bullying vindo de meninos; 26,6% apresentaram consequências ruins em decorrência do ato. A forma verbal foi a mais citada (31,6%). Conclusão: há elevada prevalência de adolescentes vítimas de bullying. Salienta-se a importância da família e comunidade escolar na quebra de paradigmas sociais a fim de minimizar a ocorrência do bullying.
Downloads
Referências
Ministério da Saúde (BR). Proteger e cuidar da saúde de adolescentes na atenção básica [Internet]. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2018 [acesso em 2020 jan 18]. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/proteger_cuidar_adolescentes_atencao_basica_2ed.pdf
Marcolino EC, Cavalcanti AL, Padilha WWN, Miranda FAN, Clementino FS. Bullying: prevalência e fatores associados à vitimização e à agressão no cotidiano escolar. Texto & Contexto Enferm [Internet]. 2018 [acesso em 2019 maio 14];27(1):2-10. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0104-07072018005500016
Mello FCM, Silva JL, Oliveira WA, Prado RR, Malta DC, Silva MAI. A prática de bullying entre escolares brasileiros e fatores associados, Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar 2015 [Internet]. Ciênc Saúde Colet [Internet]. 2017 [acesso em 2019 maio 10];22(9):2939-48. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232017229.12762017
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) [Internet]. Rio de Janeiro; 2016 [acesso em 2019 abr 10]. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv97870.pdf
Oliveira WA, Silva JL, Sampaio JMC, Silva MAI. Saúde do escolar: uma revisão integrativa sobre família e bullying. Ciênc Saúde Colet [Internet]. 2017 [acesso em 2019 abr 10];22(5):1553-64. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232017225.09802015
Jesus JSG. Bullying como forma de sociabilidade juvenil: um estudo sobre práticas interacionais entre meninas na construção de identidades de gênero [tese]. São Paulo: Universidade de São Paulo; 2017 [acesso em 2019 maio 05]; 67 p. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6136/tde-18042017-094354/pt-br.php
Martins CBG, Alencastro LCS. Características da violência sofrida por adolescentes escolares de uma capital brasileira. Rev Eletrônica Enferm [Internet]. 2015 [acesso em 2019 dez 08];17(3):1-10. Disponível em: https://www.fen.ufg.br/revista/v17/n3/pdf/v17n3a13.pdf
Silva JL, Oliveira WA, Bono EL, Dib MA, Bazon MR, Silva MAI. Associações entre bullying escolar e conduta infracional: revisão sistemática de estudos longitudinais. Psicol Teor Pesqui [Internet]. 2016 [acesso em 2019 dez 07];32(1):81-90. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ptp/v32n1/1806-3446-ptp-32-01-00081.pdf
Zequinão MA, Medeiros P, Pereira B, Cardoso FL. Bullying escolar: um fenômeno multifacetado. Educ Pesqui [Internet]. 2016 [acesso em 2019 dez 07];42(1):181-98. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v42n1/1517-9702-ep-42-1-0181.pdf
Santos LCS, Faro A. Bullying entre adolescentes em Sergipe: estudo na capital e interior do Estado. Psicol Esc Educ [Internet]. 2018 [acesso em 2019 dez 08];22(3):485-92. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572018000300485
Zequinão MA, Cardoso AA, Silva JL, Medeiros P, Silva MAL, Pereira B, et al. Desempenho escolar e bullying em estudantes em situação de vulnerabilidade social. J Hum Growth Dev [Internet]. 2017 [acesso em 2019 dez 08];27(1):19-27. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rbcdh/v27n1/pt_03.pdf
Teresa MTM, Beatriz MB, Patrícia PM. Bullying na escola: causas e posicionamentos de alunos portugueses e brasileiros. Rev Estud Invest Psicol y Educ[Internet]. 2017 [acesso em 2020 jan 18];Vol Extr(02):63-8. Disponível em: https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.02.2667
Barros JP, Berlese DB, Sanfelice GR, Santos GA, Berlese DB. Bullying em adolescentes obesos e eutróficos no contexto escolar. Contrib Cienc Soc [Internet]. 2018 [acesso em 2019 abr 10]. Disponível em: https://www.eumed.net/rev/cccss/2018/04/bullying-adolescentes-obesos.html//hdl.handle.net/20.500.11763/cccss1804bullying-adolescentes-obesos
Silva JL, Oliveira WA, Zequinão MAZ, Lizzi EAS, Pereira BO, Silva MAI. Resultados de intervenções em habilidades sociais na redução de bullying escolar: Revisão sistemática com metanálise. Trends Psychol [Internet]. 2018 [acesso em 2019 abr 10];26(1):509-22. Disponível em: http://dx.doi.org/10.9788/tp2018.1-20pt
Brasil. Presidência da República. Lei nº 13.185, de 06 de fevereiro de 2015. Institui o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying) [Internet]. 2015 [acesso em 2019 abr 15]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13185.htm
Albuquerque IMN, Gomes DF, Vasconcelos AMM, Aguiar DT, Silva TB. Bullying na concepção de estudantes do ensino fundamental de uma escola pública. Rev Enferm UFSM [Internet]. 2015 [acesso em 2019 dez 08];5(3):444-53. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/14795/pdf
Moore SE, Norman RE, Suetani S, Thomas HJ, Sly PD, Scott JG. Consequences of bullying victimization in childhood and adolescence: a systematic review and meta-analysis. World J Psychiatry [Internet]. 2017 [acesso em 2020 jan 17];7(1):60–76. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5371173/?report=reader
Freitas RJM, Moura NA, Monteiro ARM. Violência contra crianças/adolescentes em sofrimento psíquico e cuidado de enfermagem: reflexões da fenomenologia social. Rev Gaúch Enferm [Internet]. 2016 [acesso em 2019 dez 08];37(1):e52887. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&nrm=iso&lng=pt&tlng=pt&pid=S1983-14472016000100702
Pigozi PL, Machado AL. Bullying na adolescência: visão panorâmica no Brasil. Ciênc Saúde Colet [Internet]. 2015 [acesso em 2019 abr 09];20(11):3509-22. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1413-812320152011.05292014
Casemiro JP, Fonseca ABC, Secco FVM. Promover saúde na escola: reflexões a partir de uma revisão sobre saúde escolar na América Latina. Ciênc Saúde Colet [Internet]. 2014 [acesso em 2019 dez 08];19(3):829-40. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232014000300829
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.