Aleitamento materno na prematuridade: uma revisão integrativa

Autores

  • Eveline Franco da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS https://orcid.org/0000-0002-5297-8495
  • Fernanda Muniz Faculdade Nossa Senhora de Fátima, Vitória, ES
  • Fátima Helena Cecchetto Instituto Cardiologia do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/217976923244

Palavras-chave:

Aleitamento materno, Recém-nascido prematuro, Recém-nascido

Resumo

Objetivo: analisar as produções científicas relacionadas ao aleitamento materno na prematuridade. Método: trata-se de uma revisão integrativa desenvolvida por meio da base de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO). Foram incluídos 12 artigos, oriundos de estudos realizados no Brasil, publicados no período de 2000 e 2009. Resultados: os estudos abordaram a importância do aleitamento materno na prematuridade, as influências positivas e negativas para esta prática e atuação dos profissionais neste contexto. A maior incidência de publicação ocorreu no ano de 2004. Quanto à autoria, evidenciou-se maior empreendimento dos enfermeiros sobre os demais profissionais. Considerações finais: os estudos analisados apresentaram como recomendações ou conclusões a importância da integralidade, de entender criança, mulher e família dentro do seu contexto social. Sugere-se o desenvolvimento de estudos exploratórios sobre a temática que possibilitem maior compreensão sobre esta prática e apontem estratégias para a educação em saúde neste contexto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eveline Franco da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Enfermeira, Especialista em Enfermagem Obstétrica pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, São Leopoldo, Rio Grande do Sul. Professora Substituta do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (DEMI/UFRGS). Integrante do Grupo de Estudos da Saúde da Mulher e do Bebê (GEMBE/UFRGS). Professora da Faculdade Nossa Senhora de Fátima, Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil.

Fernanda Muniz, Faculdade Nossa Senhora de Fátima, Vitória, ES

Bacharel em Enfermagem pela Faculdade Nossa Senhora de Fátima, Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil.

Fátima Helena Cecchetto, Instituto Cardiologia do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Enfermeira, Mestre em Medicina Tropical pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Doutoranda em Ciências da Saúde-Cardiologia pelo Instituto de Cardiologia/Fundação Universitária de Cardiologia (IC-IFUC). Pesquisadora doGrupo de Estudos do Cuidado à Saúde nas Etapas da Vida (CEVIDA/UFRGS).

Downloads

Publicado

2012-08-14

Como Citar

Silva, E. F. da, Muniz, F., & Cecchetto, F. H. (2012). Aleitamento materno na prematuridade: uma revisão integrativa. Revista De Enfermagem Da UFSM, 2(2), 434–441. https://doi.org/10.5902/217976923244

Edição

Seção

Artigos de revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.