Crianças e o conhecimento de si próprias a partir de histórias infantis

Autores

  • Gimene Cardozo Braga Instituto Federal do Paraná, Palmas, PR
  • Luciane Prado Kantorski Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS
  • Valéria Cristina Christello Coimbra Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS
  • Janaína Quinzen Willrich Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769214678

Palavras-chave:

Enfermagem, Saúde mental, Jogos e brinquedos

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/2179769214678

Objetivo: verificar o conhecimento que as crianças têm de si próprias através da contação de histórias infantis com temas específicos para a saúde. Método: pesquisa qualitativa exploratório-descritiva que utilizou como instrumento histórias infantis com temas sobre transtornos: depressão infantil, déficit de atenção e hiperatividade. Foram realizados dois encontros num serviço de saúde mental infantil com crianças entre 6 e 10 anos. Utilizou-se o método de contação de histórias e a técnica de grupo operativo. Resultados: as histórias mostraram-se como mediadores capazes de auxiliar a enfermagem na escuta da vida das crianças e seus afetos. O conhecimento que as crianças têm de si próprias mostrou-se a partir de identificações de seus sentimentos com os das personagens e nas dificuldades de relacionamento e de aprendizagem. Considerações finais: essas histórias possibilitaram educar em saúde, assim como promover a saúde mental, por meio da manifestação da identificação-projeção infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gimene Cardozo Braga, Instituto Federal do Paraná, Palmas, PR

Enfermeira. Msc. Professora do Curso de Graduação em Enfermagem do Instituto Federal do Paraná- Palmas.

Luciane Prado Kantorski, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Enfermeira. Dra. Professora Associada I da Faculdade de Enfermagem (FEN) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Valéria Cristina Christello Coimbra, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Enfermeira. Dra. Professora Adjunta da FEN- UFPel.

Janaína Quinzen Willrich, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Enfermeira. Dra. Professora Adjunta da FEN- UFPel.

Downloads

Publicado

2015-07-02

Como Citar

Braga, G. C., Kantorski, L. P., Coimbra, V. C. C., & Willrich, J. Q. (2015). Crianças e o conhecimento de si próprias a partir de histórias infantis. Revista De Enfermagem Da UFSM, 5(2), 327–338. https://doi.org/10.5902/2179769214678

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)