A pegada hídrica como instrumento de conscientização ambiental

Autores

  • George Scarpat Giacomin Faculdades Integradas de Aracruz, Aracruz, ES
  • Alfredo Akira Ohnuma Júnior Faculdades Integradas de Aracruz, Aracruz, ES

DOI:

https://doi.org/10.5902/223613084979

Palavras-chave:

Pegada Hidrológica, Escassez de água, Água Virtual, Sustentabilidade, Educação Ambiental

Resumo

Este trabalho tenta através da conscientização da utilização sustentável da água associada ao conhecimento de pegada hidrológica, transformar a forma de agir do ser humano. Há necessidade de se iniciar um processo de educação ambiental voltado para o uso responsável e sustentável dos recursos hídricos, objetivando a redução do consumo e poluição da água, e consequentemente a redução da pegada hidrológica. Devemos promover uma educação ambiental focada na sustentabilidade para agricultores, empresários de todos os ramos e da população em geral. Também se deve fomentar a mobilização social e consolidar a idéia da cidadania participativa ou da cidadania ecológica. Esse fomento só será possível se o Estado e toda a sociedade civil se inserirem com empenho nestes projetos de educação ambientalmente sustentável, patrocinando e incentivando a criação dessa nova cultura e programas educacionais. Este contexto contribuiu para a definição do objetivo deste trabalho que é analisar a pegada hidrológica através da ótica da educação ambiental.

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Biografia do Autor

George Scarpat Giacomin, Faculdades Integradas de Aracruz, Aracruz, ES

Tecnologia Ambiental

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Publicado

2012-06-11

Como Citar

Giacomin, G. S., & Ohnuma Júnior, A. A. (2012). A pegada hídrica como instrumento de conscientização ambiental. Revista Monografias Ambientais, 7(7), 1517–1526. https://doi.org/10.5902/223613084979

Edição

Seção

ARTIGOS