A pegada hídrica como instrumento de conscientização ambiental
DOI:
https://doi.org/10.5902/223613084979Palavras-chave:
Pegada Hidrológica, Escassez de água, Água Virtual, Sustentabilidade, Educação AmbientalResumo
Este trabalho tenta através da conscientização da utilização sustentável da água associada ao conhecimento de pegada hidrológica, transformar a forma de agir do ser humano. Há necessidade de se iniciar um processo de educação ambiental voltado para o uso responsável e sustentável dos recursos hídricos, objetivando a redução do consumo e poluição da água, e consequentemente a redução da pegada hidrológica. Devemos promover uma educação ambiental focada na sustentabilidade para agricultores, empresários de todos os ramos e da população em geral. Também se deve fomentar a mobilização social e consolidar a idéia da cidadania participativa ou da cidadania ecológica. Esse fomento só será possível se o Estado e toda a sociedade civil se inserirem com empenho nestes projetos de educação ambientalmente sustentável, patrocinando e incentivando a criação dessa nova cultura e programas educacionais. Este contexto contribuiu para a definição do objetivo deste trabalho que é analisar a pegada hidrológica através da ótica da educação ambiental.
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