Avaliação do processo de sensibilização dos alunos do CAP-UERJ sobre a água e o sistema de captação e armazenamento de águas pluviais

Autores

  • Suellen da Silva Pereira Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ
  • Alfredo Akira Ohnuma Júnior Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ http://orcid.org/0000-0002-0772-9334
  • Luciene Pimentel da Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130819998

Palavras-chave:

Educação ambiental, Percepção dos alunos, Uso racional da água, Águas pluviais

Resumo

O tema água é muito recorrente nos dias atuais diante da crise hídrica em diversos municípios brasileiros. Portanto é necessário buscar alternativas para mudanças nas práticas de utilização deste recurso, bem como criar mecanismos estruturantes ou não estruturantes que possam contribuir na gestão dos usos múltiplos da água. Este trabalho tem como objetivo avaliar o processo de sensibilização dos alunos do CAp-UERJ, os métodos de avaliação da pesquisa integram aplicação de questionários aos alunos do 2° e 5° de escolaridade dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental a partir da conscientização realizada com a contribuição do sistema de captação de águas pluviais instalado no espaço escolar, proporcionando ferramentas práticas de aprendizagem. Os resultados indicaram que 66% dos alunos apresentaram algum dominío do tema, além de demonstraram argumentos que buscam a racionalização no uso da água.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suellen da Silva Pereira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Geógrafa formada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Doutoranda em Geografia pela PUC-Rio, Mestrado em Engenharia Ambiental pela mesma universidade, linha de pesquisa: Gestão Sustentável dos Recursos Hídricos, o projeto de dissertação foi realizado em ambiente escolar avaliando a percepção ambiental dos alunos sobre o aproveitamento de águas pluviais.

Alfredo Akira Ohnuma Júnior, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Eng Civil formado pela UFSCar - Universidade Federal de São Carlos, Mestrado e Doutorado em Ciências da Eng Ambiental pela USP / EESC - Universidade de São Paulo, Escola de Eng. de São Carlos, Depto de Hidráulica e Saneamento.

Luciene Pimentel da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Ph.D. em Engenharia Civil (Hidrologia) - University of Newcastle Upon Tyne - UK. Mestre em Engenharia de Recursos Hídricos e Graduada em Engenharia Civil.

Referências

AB´SABER, A. Nacib. (Re) conceituando educação ambiental. Rio de Janeiro: MASTMuseu de Astronomia e Ciências Afins, 1991. 1p

ALEXANDRE, C.W.J; Andrade F.D.; Vasconcelos P.A.; Araujo S.M.A.; Batista J.M. Análise do Número de Categorias da Escala de Likert Aplicada à Gestão pela Qualidade Total através da Teoria da Resposta ao Item. In: XXIII Encontro Nacional de Engenharia de Produção – Ouro Preto, MG. 2003

ALMEIDA, M.A.S. Disseminação da Cultura da Avaliação de Conformidade no Ensino da Rede Federal e Educação Profissional, Ciência e Tecnológica. Inmetro 2009.

ALMEIDA, K. D.S., Simão, M.O.A.R. (2010). A Percepção de Alunos do Ensino Médio sobre o Desperdício de Água no Ambiente Escolar: Estudo de Caso em Duas Escolas Públicas em Manaus.

ALVES, W. C. Programa de economia de água de Santo André: desenvolvimento de metodologias, planejamentos e procedimentos operacionais visando o combate às perdas de água em setor piloto de sistema público de distribuição. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, 20 1999, Rio de Janeiro. Associação Brasileira de Engenharia Ambiental, 1999.

CASTRO, F.D.; SILVA, V. P.; SILVA, A. B. Percepção ambiental de donas de casa de Guaramaré/RN quanto a produção de petróleo e qualidade de vida. In: IV Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte e Nor¬deste da Educação Tecnológica. Belém, 2009. Disponível em: http://www.ufrgs.br/seerbio/ojs/index.php/ rbb/article/view/1178. Acesso em: 9 jul. 2012.

FAZOLA, G. B., GHISI. Potencial de Economia de Água em duas Escolas em Florianópolis em Santa Catarina. Ambiente Construído. Porto Alegre V. 11 n. 4 p. 65-78. Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído. 2011.

MONZANI, R.M.; LONGHI, C.; SILVA, S. A.; CAMPOS, J.F.S. Consumo de Água Pela Comunidade Escolar Do Colégio Agrícola Senador Carlos Gomes De Oliveira, Conscientização Do Uso E Formas De Tratamento. In: III Mostra Nacional de Iniciação Científica e Tecnológica Interdisciplinar, 2009, Camboriú. Anais da III Mostra Nacional de Iniciação Científica e Tecnológica Interdisciplinar, 2009. v. 1. p. 1-100.

PEIXE, C.R.S. 2012. Águas Pluviais para Usos Não Potáveis em Escolas Municipais: Estudo de Caso na Região da Baixada de Jacarepaguá – RJ. Tese de Dissertação. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Centro de Tecnologia e Ciências – Faculdade de Engenharia.

SANTOS, E. de O. C., SANTOS, D. N. dos, BRITO, L. T. de L.; SILVA, A. de S. , 2007 Experiência Brasileira sobre Captação, Armazenamento, Gestão e Qualidade da Água de Chuva para Consumo Humano em Comunidades Rurais do Haiti. In: Simpósio Brasileiro de Captação e Manejo de Água de Chuva. 6. 2007. Belo Horizonte- MG. Anais... Petrolina – PE: ABCMAC.

SILVA, Construção e Validação de um questionário de Atitudes frente às relações- Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências VII Enpec. Florianópolis 11p. 2009.

SOUZA, A.A.C.; GOMES,L.J.Percepção e Desperdício da Água Pelos Estudantes de Uma Escola Urbana no Município de Nossa Senhora da Glória/SE. In: III Encontro de Recursos Hídricos em Sergipe. Sergipe 2010.

WRIGHT, J.T.C. & GIOVINAZZO,R.A. 2000. Delphi – Uma ferramenta de apoio ao planejamento Prospectivo. Caderno de Pesquisas em Administração. São Paulo. V. 01, nº 12, 2º trim.

Downloads

Publicado

2016-01-12

Como Citar

Pereira, S. da S., Ohnuma Júnior, A. A., & Silva, L. P. da. (2016). Avaliação do processo de sensibilização dos alunos do CAP-UERJ sobre a água e o sistema de captação e armazenamento de águas pluviais. Revista Monografias Ambientais, 15(1), 337–346. https://doi.org/10.5902/2236130819998

Edição

Seção

PRÁTICAS EDUCATIVAS AMBIENTAIS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.