Implantação de espaços educadores sustentáveis: estudo de caso em uma escola pública do município de Poços de Caldas, MG
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236130819488Palavras-chave:
Espaços educadores sustentáveis, Programa de educação ambiental e sustentabilidade, Comunidade escolar participativaResumo
É emergente que novas propostas educacionais voltadas para a qualidade de vida socioambiental sejam necessárias para o enfrentamento dos problemas ambientais atuais. Espaços Educadores Sustentáveis (EES) são considerados ferramentas fundamentais para escolas incubadoras de mudanças. Este estudo de caso tem como objetivo investigar a implantação de EES, analisando a eficiência e a possibilidade da promoção da educação para a sustentabilidade. Buscou-se juntamente com a comunidade escolar, a modificação do espaço físico com tecnologias alternativas e propostas metodológicas por meio de um Programa de Educação Ambiental e Sustentabilidade. Os instrumentos para a coleta de dados foram questionário, entrevista semiestruturada e análise de conteúdo, envolvendo os alunos, professores e gestores. Os resultados obtidos são relacionados ao percurso da implantação de espaços educadores sustentáveis. De acordo com as considerações finais, pretendeu-se elaborar recomendações com a finalidade de contribuir com o desenvolvimento de comunidades sustentáveis.
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