Implantação de espaços educadores sustentáveis: estudo de caso em uma escola pública do município de Poços de Caldas, MG

Autores

  • Lílian Ferreira Gomes da Silva Universidade Federal de Alfenas, Poços de Caldas, MG
  • Alexandre Silveira Universidade Federal de Alfenas, Poços de Caldas, MG https://orcid.org/0000-0001-9479-4670

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130819488

Palavras-chave:

Espaços educadores sustentáveis, Programa de educação ambiental e sustentabilidade, Comunidade escolar participativa

Resumo

É emergente que novas propostas educacionais voltadas para a qualidade de vida socioambiental sejam necessárias para o enfrentamento dos problemas ambientais atuais. Espaços Educadores Sustentáveis (EES) são considerados ferramentas fundamentais para escolas incubadoras de mudanças. Este estudo de caso tem como objetivo investigar a implantação de EES, analisando a eficiência e a possibilidade da promoção da educação para a sustentabilidade. Buscou-se juntamente com a comunidade escolar, a modificação do espaço físico com tecnologias alternativas e propostas metodológicas por meio de um Programa de Educação Ambiental e Sustentabilidade. Os instrumentos para a coleta de dados foram questionário, entrevista semiestruturada e análise de conteúdo, envolvendo os alunos, professores e gestores. Os resultados obtidos são relacionados ao percurso da implantação de espaços educadores sustentáveis. De acordo com as considerações finais, pretendeu-se elaborar recomendações com a finalidade de contribuir com o desenvolvimento de comunidades sustentáveis.

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Biografia do Autor

Lílian Ferreira Gomes da Silva, Universidade Federal de Alfenas, Poços de Caldas, MG

Mestra em Ciência e Engenharia Ambiental. Graduada em Pedagogia pela PUC-MG, possui pós-graduações em Biologia, Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável.

Alexandre Silveira, Universidade Federal de Alfenas, Poços de Caldas, MG

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual Paulista, Mestrado e Doutorado em Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo, Escola de Engenharia de São Carlos. 

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Publicado

2015-12-07

Como Citar

Silva, L. F. G. da, & Silveira, A. (2015). Implantação de espaços educadores sustentáveis: estudo de caso em uma escola pública do município de Poços de Caldas, MG. Revista Monografias Ambientais, 15(1), 288–301. https://doi.org/10.5902/2236130819488

Edição

Seção

PRÁTICAS EDUCATIVAS AMBIENTAIS