Colaboração entre direção escolar e professores com foco na aprendizagem discente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133861846

Palavras-chave:

Diretor escolar. Aprendizagem. Autoritarismo.

Resumo

Por meio deste texto apresenta-se resultado de pesquisa pela qual objetivou-se compreender o papel do diretor escolar frente às demandas que ultrapassam o âmbito burocrático-administrativo da gestão e que suscitam relações colaborativas com os professores no tocante ao trabalho desenvolvido em sala de aula. Com abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, a pesquisa utilizou questionários aplicados com diretores e professores vinculados à Secretaria Municipal de Educação de Horizonte/CE. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo e emergiram três categorias: 1) práticas colaborativas com foco na aprendizagem escolar, que elucidou a ausência de companheirismo entre a direção e o corpo docente; 2) responsabilização dos professores pelo rendimento dos alunos; 3) diferentes sentidos atribuídos aos diagnósticos das aprendizagens dos alunos. Concluiu-se que os professores são considerados os principais encarregados pelo rendimento dos alunos e que a colaboração da gestão em sala de aula é esporádica, pois os diretores priorizam as atividades burocráticas com ações verticalizadas que utilizam a avaliação como mecanismo de controle e responsabilização docente.

Palavras-chave: diretor escolar, aprendizagem, autoritarismo.

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Biografia do Autor

Francisca Risolene Fernandes, Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Horizonte

Servidora pública municipal de Horizonte-CE. Especialista em Alfabetização e Multiletramentos; em Gestão Pedagógica da Escola Básica e em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

Francisca Genifer Andrade de Sousa, Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará-UECE (2017). Pesquisadora do grupo de pesquisa Práticas Educativas Memórias e Oralidades da Universidade Estadual do Ceará (PEMO/UECE). Tem experiência em Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas públicas de juventudes, juventudes, história oral e memória. 

Lia Machado Fiuza Fialho, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil.

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará, Pós-doutorada em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Professora Adjunta do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará, Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UECE) e do Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas. Editora chefa da coleção Práticas Educativas (EdUECE). Líder do Grupo de Pesquisa Práticas Educativas Memórias e Oralidades - PEMO. Editora  da revista Educação & Formação do PPGE/UECE. Pesquisadora PQ do CNPq.

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Publicado

18-01-2021

Como Citar

Fernandes, F. R., Sousa, F. G. A. de, & Fialho, L. M. F. (2021). Colaboração entre direção escolar e professores com foco na aprendizagem discente. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 10(19), e61846, p. 1–15. https://doi.org/10.5902/2318133861846