Seleção de diretores escolares no Estado do Rio de Janeiro: hibernação da democracia na agenda política dos municípios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133854740

Palavras-chave:

Gestão democrática. Participação. Seleção de diretores. Consulta pública. Eleição.

Resumo

Neste artigo apresenta-se uma análise da participação da comunidade nos processos de seleção de diretores em municípios do Estado Rio de Janeiro considerados de baixa fidelidade normativa. O Plano Nacional de Educação - PNE - constitui-se como a política indutora da regulamentação da gestão democrática e a pesquisa operou-se no desdobramento desse com relação aos municípios. A partir do pressuposto da participação para uma escola democrática, problematizamos o sentido de comunidade que circula no campo educacional e nas políticas. Sobre o processo de hibernação da gestão democrática ponderamos sobre os efeitos dessa ação do município a partir do PNE. Apesar de regulamentada a gestão, não é possível situar os municípios pesquisados no contexto que tende à democracia.

Palavras-chave: gestão democrática; participação; seleção de diretores; consulta pública; eleição.

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Biografia do Autor

Daniela Patti do Amaral, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - Brasil; Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFRJ; Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas dos Sistemas Educacionais (Gesed) do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFRJ.

Marcela Moraes de Castro, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Pedagoga, Técnica em Assuntos Educacionais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - Brasil

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na linha Currículo e Linguagem da Faculdade de Educação da UFRJ - Brasil

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na linha Políticas e Instituições Educacionais da Faculdade de Educação da UFRJ - Brasil

Bolsista CAPES-Print pelo Programa de Doutoramento em Ciências da Educação na especialidade de Sociologia da Educação e Política Educativa do Instituto de Educação da Universidade do Minho (UMinho) - Portugal

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Publicado

08-01-2021

Como Citar

Amaral, D. P. do, & Castro, M. M. de. (2021). Seleção de diretores escolares no Estado do Rio de Janeiro: hibernação da democracia na agenda política dos municípios. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 10(19), e54740, p. 1–13. https://doi.org/10.5902/2318133854740