A avaliação do processo de ensino e aprendizagem do jogo de xadrez nos anos iniciais do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133886809

Palavras-chave:

Xadrez, Avaliação da aprendizagem, Escola pública, UNEB

Resumo

O jogo de xadrez gradativamente ganhou espaço nas escolas brasileiras, como recurso pedagógico no desenvolvimento de habilidades cognitivas e intelectuais. Neste sentido, o objetivo deste estudo foi avaliar o ensino e aprendizagem das regras do jogo de xadrez numa escola municipal de Guanambi/BA. Optou-se, partir de uma abordagem qualitativa, pela pesquisa de campo, com uma amostra formada por duas turmas de 2º e 3º ano do ensino fundamental. A coleta de dados envolveu observação e diário de campo, interpretados pela análise de conteúdo. Os resultados mostraram a necessidade do professor repensar sua forma de ensino das regras do xadrez, atentar para o número de alunos por turma e pelo tempo de duração das atividades. Por fim, detectou-se que fatores de ordem disciplinar, escolar e familiar impediram a realização de ao menos um quarto das aulas de xadrez.

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Biografia do Autor

José Aparecido Alves Pereira, Universidade do Estado da Bahia UNEB

Professor adjunto na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus XII. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Membro do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire (NEPE/UNEB) na Linha de pesquisa em Avaliação, gestão e políticas educacionais, e do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (LEPES/UFRJ); ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2590-8045 - E-mail: jaapereira@uneb.br. Endereço: Av.Vanessa Cardoso e Cardoso, S/N, bairro Ipanema, 46430.000 – Guanambi-Bahia. E-mail: jaapereira@uneb.br.

Maisa de Araújo Rodrigues, Escola da Rede Privada

Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus XII. Professora da rede privada de educação. Orcid: https://orcid.org/0009-0007-1738-9824 - Endereço: Rua 10, nº 256, Beija Flor 2, 46430.000 – Guanambi-Bahia. E-mail: isagbi@hotmail.com.

 

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Publicado

09-05-2024

Como Citar

Pereira, J. A. A., & Rodrigues, M. de A. (2024). A avaliação do processo de ensino e aprendizagem do jogo de xadrez nos anos iniciais do ensino fundamental . Revista De Gestão E Avaliação Educacional, e86809. https://doi.org/10.5902/2318133886809