Compreensões da qualidade social no contexto do ensino remoto emergencial: a formação docente em perspectiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133886267

Palavras-chave:

Formação Docente, Ensino-remoto Emergencial, Qualidade Social da Educação

Resumo

A partir dos tensionamentos da educação superior no contexto pandêmico, buscou-se identificar os desafios presentes na consecução do ensino remoto emergencial, com qualidade social, na perspectiva de estudantes de cursos de licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Utilizamos a pesquisa documental e bibliográfica alinhada a entrevistas. O processo de análise se pautou pela análise textual discursiva. Os dados produzidos evidenciaram os entendimentos dos sujeitos sobre as dimensões da qualidade social da educação no contexto pandêmico, com destaque para os seguintes elementos: equidade no acesso e permanência; desigualdades socioeconômicas e desempenho acadêmico; participação e engajamento; inclusão digital e acesso a recursos tecnológicos; bem-estar psicológico e ambiente educacional; consciência crítica e desenvolvimento integral e envolvimento da comunidade e democratização.

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Biografia do Autor

Julian Silveira Diogo de Ávila Fontoura, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Professor do Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (DEE/UFRGS); Licenciado em Ciências da Natureza: Biologia e Química pelo Instituto Federal, de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRS); Licenciado em Pedagogia pela Faculdade Mantenense dos Vales Gerais (INTERVALE); Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Desenvolve pesquisas centradas majoritariamente nas temáticas Qualidade da Educação, Contextos Emergentes, Educação Superior, Políticas Públicas para Educação e Gestão Educacional.

João Pedro Klering, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Licenciando em Física na Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Bolsista de Iniciação Científica PROBIC/CNPq e auxiliar de pesquisa desenvolvendo trabalhos junto ao Núcleo de Estudos de Política e Gestão da Educação da UFRGS frente as temáticas Qualidade Social da Educação, Políticas Públicas e Formação de Professores.

Julia Melo da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Licencianda em História na Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Bolsista de Iniciação Científica ICVol/UFRGS e auxiliar de pesquisa desenvolvendo trabalhos junto ao Núcleo de Estudos de Política e Gestão da Educação da UFRGS frente as temáticas Qualidade Social da Educação, Políticas Públicas e Formação de Professores.

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Publicado

16-02-2024

Como Citar

Fontoura, J. S. D. de Ávila, Klering, J. P., & Silva, J. M. da. (2024). Compreensões da qualidade social no contexto do ensino remoto emergencial: a formação docente em perspectiva. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, e86267. https://doi.org/10.5902/2318133886267