Programa de prevenção de evasão universitária na ótica de coordenadores de graduação em saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133884590

Palavras-chave:

evasão escolar, estudantes de ciências da saúde, Ensino Superior, instituições acadêmicas

Resumo

Neste texto, apresenta-se os resultados de um estudo de abordagem qualitativa, realizado com coordenadores dos cursos de graduação em Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia e Psicologia, de uma universidade privada. O objetivo foi compreender as estratégias institucionais empregadas pelos coordenadores de curso para lidar com a evasão de estudantes de graduação em Ciências da Saúde e propor um programa de prevenção da evasão universitária. Foi empregada a análise de conteúdo, com suporte do software Qualitative Content Map 2020. Identificaram-se duas categorias principais: reconhecer barreiras e características dos estudantes e valorizar ações e recursos institucionais, cada uma com cinco subcategorias que constituíram fatores importantes para a fundamentação da proposta. A proposta de prevenção da evasão universitária de estudantes da graduação na saúde apresentou dois enfoques principais: financeiro e motivacional. Os coordenadores da graduação em saúde destacaram ações para prevenir a evasão universitária com base nos desafios enfrentados pelos estudantes e nos recursos universitários disponíveis. Esta proposta de programa de prevenção de evasão universitária pode contribuir para (re)pensar aspectos motivacionais, de suporte financeiro, de valorização do desenvolvimento acadêmico e de apoio institucional à gestão acadêmica no ensino superior em saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Renato Romero, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Fisioterapeuta. Doutor em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Guarulhos, Guarulhos, Brasil.

Ana Cláudia Puggina, Faculdade de Medicina de Jundiaí

Enfermeira. Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo. Docente do departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina de Jundiaí, Jundiaí, Brasil.

Alfredo Almeida Pina-Oliveira, Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo

Enfermeiro. Doutor em Ciências da Saúde e Mestre em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.

Referências

ARAUJO, Ana Carolina da Costa; SILVA, Thales Fabricio da Costa e; PEDERNEIRAS, Marcleide Maria Macêdo. Percepção de docentes acerca da evasão universitária. Regae: Revista de Gestão e Avaliação Educacional, Santa Maria, v. 11, n. 20, 2022, p. 1-20.

BONALDO, Luciane; PEREIRA, Luis Nobre. Dropout: Demographic profile of Brazilian university students. Procedia - Social and Behavioral Sciences, Oxford, v. 228, 2016, p. 138-143.

BRUTES, Larissa; SEIBERT, Rosane Maria. O Ensino da Educação Financeira a Jovens de Escolas Públicas de Santo Ângelo. Vivências: Revista Eletrônica de Extensão da URI, Santiago/RS, v. 10, n. 18, 2014, p. 174-184.

CASTANHO, Sérgio. A educação superior no século XXI: comentários sobre o documento da Unesco. Interface, Botucatu, v. 4, n. 7, 2000, p.163-166.

CORDEIRO, Alexandre de Albuquerque. Carona solidária: uma opção de mobilidade no município de Florianópolis-SC. Florianópolis: UFSC, 2017. 99f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Geografia). Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Santa Catarina.

COSTA, Francisco José da; BISPO, Marcelo de Souza; PEREIRA, Rita de Cássia de Faria. Dropout and retention of undergraduate students in management: a study at a brazilian federal university. Rausp Management Journal, São Paulo, v. 53, 2018, p. 74-85.

CUNHA, Jacqueline Veneroso Alves da; DE LUCA, Márcia Martins Mendes; LIMA, Gerlando Augusto Sampaio Franco; CORNACCHIONE JUNIOR, Edgard Bruno; OTT, Ernani. Who is Being Left Behind? A decade of dropout in brazilian undergraduate programs of business administration and accounting. Repec, Brasília, v. 9, n. 2, 2015, p. 120-136.

DECI, Edward L; RYAN, Richard M. Self-determination theory: a macrotheory of human motivation, development, and health. Canadian Psychology, London (Ontario, Canada), v. 49, n. 3, 2008, p. 182-185.

FERREIRA, Juliana Cezario. A importância da educação financeira pessoal para a qualidade de vida. Caderno de Administração, São Paulo, v. 1, n. 1, 2017, p. 1-17.

FRAGOSO, António; VALADAS, Sandra T; PAULOS, Liliana. Ensino superior e empregabilidade: percepções de estudantes e graduados, empregadores e acadêmicos. Educ. Soc., Campinas, v. 40, 2019, e0186612.

GOMES, Maria José; MONTEIRO, Mariana; DAMASCENO, Anderson Medeiros; ALMEIDA, Tereza Jacy Silva. Evasão acadêmica no ensino superior: estudo na área da saúde. Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde, Vitória/ES, v. 12, 2010, p. 6-13.

GUBBELS, Jeanne; VAN DER PUT, Claudia E; ASSINK, Mark. Risk Factors for School Absenteeism and Dropout: A Meta-Analytic Review. J Youth Adolesc., s.l., v. 48, n. 9, 2019, p. 1637-1667.

LEAL, Edvalda Araújo; MIRANDA, Gilberto José; CARMO, Carlos Roberto Souza Carmo. Teoria da autodeterminação: uma análise da motivação dos estudantes do curso de Ciências Contábeis. Rev Contab Finanç., São Paulo, v. 24, n. 62, 2013, p. 162-73.

LEMMA, Alemu; SALELEW, Endalamaw; DEMILEW, Demeke; TESFAYE, Winta; SHUMET, Shegaye; KEREBIH, Habtamu. Alcohol use disorder and associated factors among University of Gondar undergraduate students: a cross-sectional study. J Subst Abuse Treat., Amsterdam, 2021, p. 129-143.

LIMA, Franciele Santos de; ZAGO, Nadir. Evasão na educação superior: tendências e resultados de pesquisa. Movimento - Revista de Educação, Niterói, v. 5, n. 9, 2018, p.131-164.

MAYRING, Philipp; FENZL, T. Qualitative content analysis program (QCA Map 2020 [Programa de computador]. Klagenfurt: Association for Supporting Qualitative Research, 2023.

OLIVEIRA, Clarissa Tochetto; SANTOS, Anelise Schaurich dos; DIAS, Ana Cristina Garcia. Expectativas de universitários sobre a universidade: sugestões para facilitar a adaptação acadêmica. Revista Brasileira de Orientação Profissional, São Paulo, v. 17, n. 1, 2016, p. 43-53.

OLIVEIRA, Gustavo Henrique Medeiros; SOUZA, Luan Scalon de. Plano de viabilidade econômica de um aplicativo de caronas universitárias. 2019. 61f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

OSTI, Andréia; CHICO, Beatriz Marsili; OLIVEIRA, Vinícius de; ALMEIDA, Leandro Silva. Investigação de fatores relacionados à satisfação acadêmica no ensino superior brasileiro. Revista Impa, Fortaleza, v. 1, n. 3, ago. 2020, p. e020015.

PERETTA, Anabela Almeida Costa e Silva; OLIVEIRA, Ítalo Weiner Martins de; LIMA, Luana Mundin de. Roda de conversa sobre evasão: a psicologia escolar no ensino superior. Psicol Esc Educ., Campinas, v. 23, 2019, p. e186484.

PIRES, Cláudia Geovana da Silva; MUSSI, Fernanda Carneiro; CERQUEIRA, Bruno Borges de; PITANGA, Francisco José Gondim; SILVA, Diorlene Oliveira da. Prática de atividade física entre estudantes de graduação em enfermagem. Acta paul enferm., São Paulo, v. 26, n. 5, 2013, p. 436-43.

ROMERO, José Renato. Motivação para aprender e evasão de universitários: proposição de um programa de prevenção da evasão na graduação em saúde. 2021. Guarulhos: UNG, 2021. 144f. Tese (Doutorado em Ciências) - Universidade Guarulhos.

ROMERO, José Renato; PINA-OLIVEIRA, Alfredo Almeida; PUGGINA, Ana Cláudia. Motivação para aprender e motivos de evasão de estudantes de ciências da saúde. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, 2023. No prelo.

SILVA, Francisca Tuanny Aparecida de Souza; ARAÚJO, A. G. P. de; MORAES, Francisco Ronald Feitosa; ALVES, Francisco Régis Vieira. Educação financeira para estudantes da educação superior. Tangram - Revista de Educação Matemática, Dourados, v. 2, n. 3, 2019, p. 16-27.

RYAN, Richard M; DECI, Edward L. Self-determination theory and the facilitation of intrinsic motivation, social development, and well-being. Am Psychol., Washington, DC, v. 55, n. 1, 2000, p. 68-78.

SALES, Allan; BALBY, Leandro; CAJUEIRO, Adalberto. Exploiting academic records for predicting student drop out: a case study in Brazilian higher education. Journal of Information and Data Management, Belo Horizonte, v. 7, n. 2, 2016, p. 166-180.

SCHERER, Layne A; LESHNER, Alan I (eds.). Mental health, substance use, and wellbeing in higher education: supporting the whole student. Washington: National Academies Press, 2021.

TONG, Allison; SAINSBURY, Peter; CRAIG, Jonathan. Consolidated criteria for reporting qualitative research (Cored): a 32-item checklist for interviews and focus groups. Int J Qual Health Care, Oxford, v. 19, n. 6, 2007, p. 349-57.

TOWNSEND, Loraine; FLISHER, Alan J; KING, Gary. A systematic review of the relationship between high school dropout and substance use. Clin Child Fam Psychol Rev., s.l., v. 10, n. 4, 2007, p. 295-317.

VELOSO, Tereza Christina M. A; ALMEIDA, Edson Pacheco de. Evasão nos cursos de graduação da Universidade Federal de Mato Grosso, campus universitário de Cuiabá: um processo de exclusão. Série Estudos, Campo Grande, v. 1, n. 13, 2002, p. 133-148.

Downloads

Publicado

13-09-2023

Como Citar

Romero, J. R., Puggina, A. C., & Pina-Oliveira, A. A. (2023). Programa de prevenção de evasão universitária na ótica de coordenadores de graduação em saúde. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, e84590. https://doi.org/10.5902/2318133884590