Contexto & Educação - C&E: trinta e sete volumes de história sobre educação nas ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133871529

Palavras-chave:

Universidade, Conhecimento, Periódico Científico, Divulgação

Resumo

Por meio deste texto, busca-se descrever os aspectos teóricos e práticos da Revista Contexto & Educação - C&E -, e seu compromisso com o desenvolvimento da área da Educação no país. O periódico é editado regularmente desde 1986 e, atualmente, é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí. Narramos, brevemente, a história da C&E ao trazer, por meio de uma análise documental de caráter qualitativo, o potencial científico através de edições da revista selecionados nos anos de 1986, 1993, 1998, 2010 e 2021. O levantamento e o registro de aspectos importantes da trajetória da C&E, ao longo dos anos, reafirmam o compromisso social e político deste periódico científico e da Unijuí, coerente com suas origens comunitárias e a sua função social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jamile Tábata Balestrin Konageski, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Educação nas Ciências na Universidade Regional do Estado do Rio Grande do Sul Unijuí. Mestre em Educação nas Ciências pelo PPGEC/Unijuí (2018). Graduada em Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas pela UNIJUÍ (2010). Professora de Língua Inglesa na Rede Estadual e Municipal de Ijuí/RS

Maria Cristina Pansera-de-Araújo, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Doutora em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997); atualmente é professora do Programa de Pós-graduação em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí.

Referências

ARELLANO, Miguel Angelo Márdero. Prefácio. In: SANTOS, Gildenir Carolino (org.). Periódicos científicos de acesso aberto de instituições públicas brasileiras: contextos e boas práticas. Campinas: BCCL/Unicamp, 2021. p. 15-18. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/omp/index.php/ebooks/catalog/book/134. Acesso em: 10 ago. 2022.

BELATO, Neyta. Educação na ótica de gênero. Revista Contexto & Educação, Ijuí, n. 30, v. 8, 1993, p. 6-7.

BLAY, Eva Alterman. Núcleos de estudos da mulher X academia. In: ENCONTRO NACIONAL DE NÚCLEOS E GRUPOS DE PESQUISAS, 1, 2006. Anais ... Brasília: Secretaria de Políticas para as Mulheres/SPM, 2006.

BOUFLEUER, João Pedro; REZER, Ricardo. Mario Osorio Marques: breve biografia de um pensador da educação. Revista Pedagógica, Chapecó, v. 18, n. 37, 2016, p. 15-27.

FALKEMBACH, Elza Maria Fonseca. Apresentação. Revista Contexto & Educação, Ijuí, v. 25, n. 83, 2013, p. 7-12. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/994. Acesso em: 24 ago. 2022.

FARIAS, Maria Giovanna Guedes; LIMA, Juliana. Soares; SANTOS, Francisco Edvander Pires. Periódicos científicos de acesso aberto: a experiência da Informação em Pauta. In: SANTOS, Gildenir Carolino (org.). Periódicos científicos de acesso aberto de instituições públicas brasileiras: contextos e boas práticas. Campinas: BCCL/unicamp, 2021. p.25-46. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/omp/index.php/ebooks/catalog/book/134. Acesso em: 10 ago. 2022.

GEHLEN, Ivaldo. Proposta e compromisso. Revista Contexto e Educação. Ijuí, v. 1, n. 1, 1986, p. 7.

MARQUES, Mário Osório. Editorial: intercomplementaridade dos saberes, solidariedade das ações. Revista Contexto e Educação: Ijuí, v. 50, 1998, p. 6.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Rio de Janeiro: Vozes, 2009.

NAKANO, Tatiana de Cássia. Pesquisa em criatividade: análise da produção científica do banco de teses da Capes (1996-2001). In: WITTER, Geraldina Porto (org.). Metaciência e psicologia. Campinas: Alínea, 2005.

PANSERA DE ARAÚJO, Maria Cristina. Formação docente e ensino nas diversas áreas do conhecimento. Revista Contexto & Educação, Ijuí, v. 36, n. 115, 2021, p. 5-9.

REVISTA CONTEXTO & EDUCAÇÃO. Edições anteriores. Ijuí: Unijuí, 2022. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/issue/archive. Acesso em: 10 ago. 2022.

SÁ-SILVA, Jackson Ronie; ALMEIDA, Cristóvão Domingos de; GUINDANI, Joel Felipe. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História e Ciências Sociais, São Leopoldo, v. 1, n.1, 2009.

SCHIEBINGER, Londa. O feminismo mudou a ciência? Bauru: Edusc, 2001.

SILVA, Márcia Alves da. A incorporação da temática de gênero e diversidade na academia: por uma ecologia de saberes na universidade. Educar em Revista, n. 70, 2018, p. 293-307.

Downloads

Publicado

11-09-2022

Como Citar

Konageski, J. T. B., & Pansera-de-Araújo, M. C. (2022). Contexto & Educação - C&E: trinta e sete volumes de história sobre educação nas ciências. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 11(20), e71529, p. 1–17. https://doi.org/10.5902/2318133871529