A relação entre evasão e empregabilidade mediada pelo desenvolvimento de competências: um estudo de caso sobre o curso de Filosofia da UFMS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133870855

Palavras-chave:

Curso de Filosofia, Evasão, Competências, Egressos, Trabalho

Resumo

Neste texto, apresenta-se resultados de pesquisa que teve por objetivo verificar em que medida os fatores que influenciam a evasão do curso de graduação em Filosofia na UFMS estão relacionados com a formação e com as competências desenvolvidas. A partir de perspectiva quali-quantitativa, a coleta de dados foi feita por análise bibliográfica, análise documental, questionários e entrevistas semiestruturadas. Foram aplicadas 11 entrevistas e 304 questionários com os sujeitos da pesquisa. Entre os resultados obtidos, destacam-se a necessidade de adequação conceitual do PPC às necessidades de um curso de licenciatura noturno; as competências ligadas ao núcleo central do curso são plenamente desenvolvidas, já as ligadas ao ensino são percebidas pelos egressos como deficitárias, o que demonstra ênfase nas disciplinas de pesquisa; o principal fator que motiva a evasão é a conciliação entre trabalho e estudo, aliado a um choque ao entrar em contato com a realidade acadêmica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Oseias Freitas de Oliveira Júnior, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestre em Administração Universitária pelo PPGAU/UFSC. Servidor técnico-administrativo da UFMS. E-mail: oseias.junior@ufms.br

Marcos Baptista Lopez Dalmau, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor. Professor no Departamento de Ciências da Administração, PPGAU e PPGA da UFSC. E-mail: professordalmau@gmail.com

Referências

AVARISTO, João Augusto de Campos. O desenvolvimento de competências profissionais: um levantamento com os egressos de um curso de mestrado profissional do campo de públicas. 2019. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019.

BIEBER, Ronaldo. A influência das competências individuais dos egressos dos cursos de administração da região sudoeste do Paraná no comportamento inovador. Pato Branco: UTFPR, 2016. 120f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional). Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

BRASIL. Decreto n. 6.096, de 24 de abril de 2007: institui o Programa de Apoio aos Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - Reuni. Brasília: DOU, 2007.

INEP. Censo da educação superior 2018: notas estatísticas. Brasília, 2019.

INEP. Censo da educação superior 2019: notas estatísticas. Brasília, 2020.

INEP. Censo da educação básica 2020: notas estatísticas. Brasília, 2021.

CALEGARI, Carmen Regina. O perfil profissional docente dos egressos da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Uberlândia-MG. Uberaba: UFTM, 2017. 126f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

CAMPOS, Débora Barni de. Desenvolvimento de um modelo de diagnóstico de formação de competências socioemocionais para cursos de engenharia. Ponta Grossa: UFTPR, 2019. 222f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

CANAL, Cláudia Patrocínio Pedroza; FIGUEIREDO, Zenólia Christina Campos. Permanência na educação superior pública: experiência de política de acompanhamento do desempenho acadêmico de estudantes. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, n. 11, 2021, p. 1-20.

CAVALCANTE, Maria Alexsandra Pires. Aspectos de acompanhamento de egressos do Curso de Bacharelado em Administração Pública do Instituto UFC Virtual. Fortaleza: UFC, 2019. 95f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará.

COUTINHO, Eduardo Henrique Lacerda. Políticas públicas para educação profissional e tecnológica e o mundo do trabalho contemporâneo: um estudo de caso dos egressos dos cursos técnicos integrados do Cefet/MG. São Paulo: PUCSP, 2016. 217f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

DOURADO, Janaína Rute da Silva. Competências da sustentabilidade na atuação profissional dos egressos do Centro Paula Souza - um estudo de caso. São Paulo: PUCSP, 2018. 181f. Tese (Doutorado em Administração) - Programa de Pós-Graduação em Administração, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

HAN, Byung Chul. Sociedade do cansaço. Petrópolis: Vozes, 2017.

LACOMBE, Beatriz Braga. A relação indivíduo-organização: é possível não se identificar com a organização? ENCONTRO DE ESTUDOS ORGANIZACIONAIS, 2, 2002. Anais… Recife: UFPE/Anpad, 2002.

LOBATO, Danielle de Cássia da Silva Malcher. A contribuição do Instituto Federal do Pará do campus de Bragança na formação de capital humano local e seus desdobramentos. Belém: UFPA, 2018. 132f. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública) - Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Universidade Federal do Pará.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2010.

MALVEZZI, Sigmar. Empregabilidade e carreira. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho, n. 2, 1999, p. 64-68.

MARCONDES, Nilsen Aparecida Vieira; BRISOLA, Elisa Maria Andrade. Análise por triangulação de métodos: um referencial para pesquisas qualitativas. Revista UniVap, v. 20, 2014, p. 201-208.

MONTENEGRO, Mariana Cruz. As percepções dos egressos de um programa de educação formal em administração pública quanto à aplicação da aprendizagem no contexto organizacional: um estudo de caso da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional. São Paulo: FGV, 2017. 132f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) - Fundação Getúlio Vargas.

OECD. Skills matter: further results from the survey of adult skills. Paris: OECD Publishing, 2016.

SCALI, Danyelle Freitas. A evasão nos cursos superiores de tecnologia: a percepção dos estudantes sobre seus determinantes. Campinas: Unicamp, 2009. 164f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

UNGER, Roberto Mangabeira. A economia do conhecimento. São Paulo: Autonomia Literária, 2018.

UFMS. Resolução n. 529, Cograd, de 16 de outubro de 2018: dispõe sobre o projeto pedagógico de curso. Campo Grande: UFMS, 2017. Disponível em: https://fach.ufms.br/files/2022/03/Projeto-Pedagogico-2018.pdf. Acesso em: 14 mar. 2022.

UFMS. Resolução n. 550, de 20 de novembro de 2018: aprova o Regulamento Geral dos Cursos de Graduação da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Campo Grande: UFMS, 2018.

UFMS. Sobre o curso de Filosofia. Disponível em: https://fach.ufms.br/sobre-o-curso-de-filosofia. Acesso em: 5 out. 2021.

UFMS. UFMS e UFSC iniciam tratativas para oferta de mestrado fora de sede em Administração Universitária. 11/02/2019. Disponível em: https://www.ufms.br/ufms-e-ufsc-iniciam-tratativas-para-oferta-de-mestrado-fora-de-sede-em-administracao-universitaria. Acesso em: 17 dez. 2020.

Downloads

Publicado

28-09-2022

Como Citar

Oliveira Júnior, O. F. de, & Dalmau, M. B. L. (2022). A relação entre evasão e empregabilidade mediada pelo desenvolvimento de competências: um estudo de caso sobre o curso de Filosofia da UFMS. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 11(20), e70855, p. 1–20. https://doi.org/10.5902/2318133870855