Os desafios da gestão da qualidade numa universidade pública brasileira: a experiência da Unicamp

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133870275

Palavras-chave:

universidades públicas, avaliação institucional, governança universitária

Resumo

Neste artigo, apresenta-se a experiência da Unicamp nos processos de avaliação institucional e de planejamento estratégico, a partir dos anos 2000, sob duas perspectivas: das recomendações pelos comitês externos e da análise da percepção das comissões internas. Apresenta-se, também, uma análise do Sinaes e do modelo do Conselho Estadual de Educação de São Paulo. Documentos referentes aos cinco ciclos mostram que os processos se tornam mais abrangentes, mas há limitações operacionais, que restringem a amplitude da avaliação. As questões formuladas às comissões internas de cada órgão avaliado, nos processos AI/2009-20013 e AI/2014-2018, prospectou a percepção da comunidade sobre a importância da avaliação e do planejamento decorrente dela, mostrando gradativa integração entre os mesmos.

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Biografia do Autor

Teresa Dib Zambon Atvars, Universidade Estadual de Campinas

Teresa Dib Zambon Atvars é professora titular no Instituto de Química, pró-reitora de Desenvolvimento Universitário período 2013-2016, coordenadora geral da Universidade período 2017-2021.

Milena Pavan Serafim, Universidade Estadual de Campinas

Milena Pavan Serafim é professora associada da Faculdade de Ciências Aplicadas, assessora da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Universitário no período 2013-2016 e da Coordenadoria Geral da Universidade, no período 2017-2021.

Ana Maria Carneiro, Universidade Estadual de Campinas

Ana Maria Carneiro é pesquisadora do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas, assessora da Coordenadoria Geral da Universidade período 2017-2021

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Publicado

28-09-2022

Como Citar

Atvars, T. D. Z., Serafim, M. P., & Carneiro, A. M. (2022). Os desafios da gestão da qualidade numa universidade pública brasileira: a experiência da Unicamp. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 11(20), e70275, p. 1–24. https://doi.org/10.5902/2318133870275