A autoavaliação institucional numa instituição de ensino superior comunitária e seu potencial de uso para gestão universitária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133869550

Palavras-chave:

Sinaes, Autoavaliação Institucional do corpo discente, Gestão universitária, Análise fatorial

Resumo

Neste texto, apresentam-se resultados de um trabalho que teve por objetivo analisar a importância do uso dos resultados da autoavaliação institucional para a gestão de uma IES. Sabemos que, ao final do processo de avaliação, tem-se uma quantidade grande de dados, muitas vezes difíceis de serem interpretados e usados, por isso, apresentamos um exemplo de tratamento de dados, através da análise fatorial, para tornar viável o uso dos resultados da autoavaliação institucional para estudos, acompanhamento e monitoramento da autoavaliação institucional para a gestão da IES. A partir de resultados obtidos no processo realizado em 2018, pôde-se concluir que o uso da técnica de análise fatorial contribuiu para uma leitura mais simplificada e criteriosa dos resultados obtidos a partir das respostas dos alunos na autoavaliação institucional. Foram criados seis fatores que representam eixos do Sinaes com quarenta e duas variáveis. Os fatores possibilitaram uma análise de correlação entre eles e abriu um leque de possibilidades de análises, como, por exemplo, cada eixo se comporta com relação aos aspectos relacionados à estrutura institucional como departamentos, institutos, faculdades, cursos, campus e unidades educacionais, bem como por critérios relacionados aos sujeitos da pesquisa.

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Publicado

02-07-2022

Como Citar

Cardoso, M. dos S., D’Albuquerque, R. W., & Tomás, M. C. (2022). A autoavaliação institucional numa instituição de ensino superior comunitária e seu potencial de uso para gestão universitária. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 11(20), e69550, p. 1–24. https://doi.org/10.5902/2318133869550