Armadilhas na busca por causalidade entre governança e desempenho acadêmico nas universidades públicas brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133868959

Resumo

Neste artigo, são apresentados resultados de pesquisa que teve como objetivo analisar as relações entre a governança pública das universidades federais e os seus respectivos desempenhos acadêmicos. A hipótese subjacente é que boas práticas de governança resultem em melhor desempenho institucional que, no caso das universidades públicas, diz respeito ao aumento da taxa de sucesso na graduação, ou seja, da proporção de alunos que concluem o curso dentro da duração padrão. Apesar de alguns estudos indicarem a existência de tal relação de causalidade, os resultados aqui apresentados os contradizem e sugerem que a falta de consistência interna de alguns construtos pode levar a concluir sobre a existência de relações causais. A base de dados aqui utilizadas são provenientes de duas fontes oficiais: os indicadores de governança do Tribunal de Contas da União, contidos no perfil de governança e gestão públicas - ciclo 2018, e os indicadores de desempenho acadêmico das universidades, também referidos a 2018, obtidos no Sistema de Monitoramento, Execução e Controle - Simec. Além desses indicadores institucionais, também foram considerados o desempenho e esforço institucional e o índice de pobreza da respectiva Unidade da Federação. Os resultados apontam que não há qualquer relação direta entre o índice de boas práticas de governança do TCU e o desempenho acadêmico das instituições, em razão do que se acredita que haja uma necessidade de adequar o instrumento utilizado para a realidade das universidades federais brasileiras.

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Biografia do Autor

Kleber Fernandes Oliveira, Universidade Federal de Sergipe

Possui doutorado em Demografia pela Unicamp (2009) e mestrado em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (2003). Desde 2003 é professor (Associado II - 2018) do Departamento de Estatística e Ciências Atuariais, da Universidade Federal de Sergipe, onde é professor e coordenador fundador do curso de Ciências Atuariais e leciona as disciplinas das áreas de Demografia, Técnicas Atuariais e Econometria. Professor Permanente e Vice-coordenador do Programa de Mestrado em Administração Pública (PROFIAP), na Universidade Federal de Sergipe. Coordenador do Doutorado Interinstitucional UFS/UFRPE

Thais Ettinger Oliveira Salgado , Universidade Federal de Sergipe - UFS

Doutora em Administração com ênfase em Recursos Humanos, Mestre em Administração. Possui MBA em Gestão Estratégica de Recursos Humanos e Graduação em Administração. Professora do Ensino Superior na Universidade Federal de Sergipe, contribuindo com ensino, coordenação em projetos que visam o desenvolvimento humano e profissional, além de outras atividades vinculadas à carreira acadêmica. Membro do Comitê de Integridade da UFS. Possui formação complementar em Coaching e Análise Comportamental. Trabalhou em empresas renomadas além da participação de projetos de consultoria na iniciativa privada sempre com foco em desenvolvimento de pessoas, planejamento e avaliação de desempenho. E-mail: thais.ettinger@academico.ufs.br

Juliana Aschar, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Pós-graduada em Compliance e Integridade Corporativa pela PUC/Minas e Gestão e Administração Pública Municipal pelas Faculdades Promove. Formada em Direito pela Faculdade de Direito de Franca/SP. É consultora e professora em Governança, Riscos e Compliance. É membro da Comissão de Compliance da OAB/MG e do Compliance Women Committee. Foi servidora e gestora pública na Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais por 11 anos, desempenhando, entre outras posições, a função de Superintendente de Integridade e Controle Social e de Subcontroladora de Governo Aberto. Foi idealizadora e responsável pela gestão do Plano Mineiro de Promoção da Integridade – PMPI, até fevereiro de 2020. Atualmente, é Coordenadora de Compliance e Auditoria Interna na Urba Empreendimentos Imobiliários S/A.

Rosângela Sarmento Silva , Universidade Fedeal de Sergipe

 Professora Dra. do Programa de Pós Graduação Profissional em Administração Pública – PROFIAP e Professora Dra. Do Programa de Pós Graduação em Administração -PROPADM  da Universidade Federal de Sergipe -UFS. Cidade Universitária Prof. José Aloísio de Campos Av. Marechal Rondon, s/n Jardim Rosa Elze - CEP 49100-000 - São Cristóvão/SE - Brasil E-maiL: rosangelasarmento13@academico.ufs.br ou rosangelasarmento13@gmail.com.

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Publicado

04-04-2022

Como Citar

Oliveira, K. F., Ettinger Oliveira Salgado , T. ., Aschar, J. ., & Sarmento Silva , R. . (2022). Armadilhas na busca por causalidade entre governança e desempenho acadêmico nas universidades públicas brasileiras. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 11(20), e68959, p. 1–26. https://doi.org/10.5902/2318133868959