Memórias democráticas da rede municipal de ensino de Santo André/SP: cultura escolar inclusiva

Autores

  • Maraligia da Silva Prefeitura Municipal de Santo André.
  • Sanny Silva da Rosa Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133868748

Palavras-chave:

políticas de educação inclusiva, gestão democrática, atuação em políticas, diretor(a)escolar, Santo André.

Resumo

Neste artigo, discute as ações de dirigentes escolares na produção de uma cultura escolar inclusiva de alunos com deficiência em salas comuns da rede municipal de Santo André/SP. A pesquisa teve como objetivo registrar as memórias democráticas das políticas municipais de educação especial na perspectiva inclusiva, instituídas no início da década de 1990. Os dados foram coletados com um grupo de discussão e analisados por meio de abordagem qualitativa, considerando os seguintes conceitos: educação inclusiva, gestão democrática, atuação em políticas, ação humana. Os resultados foram sistematizados num Protocolo de ações para uma cultura escolar inclusiva, que articula cinco papeis do diretor escolar: o de administrador; o de mediador; o formador; o de acolhedor e o de articulador.

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Biografia do Autor

Maraligia da Silva, Prefeitura Municipal de Santo André.

Professora de educação infantil e ensino fundamental da Prefeitura Municipal de Santo André.

 

Sanny Silva da Rosa, Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Professora na Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

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Publicado

12-08-2022

Como Citar

Silva, M. da, & Rosa, S. S. da. (2022). Memórias democráticas da rede municipal de ensino de Santo André/SP: cultura escolar inclusiva. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 11(20), e68748, p. 1–18. https://doi.org/10.5902/2318133868748