Planos decenais de educação em municípios do interior paulista: análise do acompanhamento e materialização das metas estruturantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133867791

Palavras-chave:

Planos Municipais de Educação, Monitoramento, Avaliação, Materialização.

Resumo

Neste texto relata-se resultados de pesquisa que teve como objetivo analisar o processo de monitoramento e avaliação atinente à implantação dos planos municipais de educação em 16 municípios jurisdicionados a um polo interiorano da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação. Metodologicamente valeu-se de pesquisa documental, bibliográfica e estudo exploratório com base nos dados trazidos pela plataforma PNE em movimento, com indicadores das metas estruturantes do Plano Nacional de Educação para a garantia à educação básica com qualidade. Os resultados evidenciam que, nos municípios sob exame, está havendo um movimento posterior à elaboração dos subplanos para sua efetiva materialização.

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Biografia do Autor

Tatiane Oliveira Santos Nascimento, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp)

Doutoranda em Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho -UNESP campus Presidente Prudente SP, atuando na Linha de pesquisa Formação dos profissionais da educação, políticas educacionais e escola pública. Possui mestrado em Educação pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), sendo neste período bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de nível Superior (CAPES). Teve reconhecimento ao mérito, na categoria de Pós- Graduação, ao trabalho científico (ENEPE) "A gestão democrática e os Planos Municipais de Educação: analise preliminar". Possuí especialização Lato-Senso em Gestão Educacional (UNESP). Graduou-se em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), sendo, neste período, bolsista no projeto de Extensão Universidade Sem Fronteira operando em oficina Laboratório de Ensino da Matemática, e também como bolsista da CAPES onde participou do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a docência (PIBID). Graduada em pedagogia (UNINTER).

Silvio Cesar Nunes Militão, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp)

Possui graduação em Ciências Sociais - Licenciatura Plena pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000), graduação em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (2008), mestrado (2003) e doutorado (2007) em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é Professor Assistente Doutor do Departamento de Didática da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FFC/Campus de Marília) e docente vinculado, desde 2016, ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FCT/Campus de Presidente Prudente) . É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais e Práticas Educativas (GEPPOPE). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: neoliberalismo, organismos internacionais, descentralização, municipalização do ensino, financiamento da educação (fundef/fundeb), educação municipal, adoção de sistemas apostilados de ensino, e educação de tempo integral.

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Publicado

20-01-2022 — Atualizado em 23-01-2022

Versões

Como Citar

Nascimento, T. O. S., & Militão, S. C. N. (2022). Planos decenais de educação em municípios do interior paulista: análise do acompanhamento e materialização das metas estruturantes. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 11(20), e67791, p. 1–15. https://doi.org/10.5902/2318133867791 (Original work published 20º de janeiro de 2022)