Trajetória das políticas de formação continuada de professores no âmbito da Secretaria da Educação de São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133867223

Palavras-chave:

Políticas educacionais, formação continuada de professores, Seduc-SP.

Resumo

A formação continuada de professores tem se constituído em projeto de governos com foco na melhoria da qualidade da educação. Esse assunto não é novo, mas nas últimas décadas tem ganhado destaque no âmbito das políticas públicas de educação. Por meio de exploração documental e bibliográfica, objetivou-se analisar a trajetória das políticas de formação continuada de professores da Secretaria da Educação de São Paulo - Seduc/SP. As análises mostram que essas ações estão inseridas em programas de governo com ênfase nas políticas educacionais e curriculares da Seduc/SP. Conclui-se que, em razão da racionalidade, da eficiência, da cobrança por resultados, as políticas de formação continuada de professores da Seduc/SP não têm inovado. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nonato Assis de Miranda, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicmap), Professor e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).

André dos Anjos Cangueiro Silva, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

Mestre em Educação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS); Professor do Curso de Pedagogia da Universidade Paulista (UNIP)

Ana Silvia Moço Aparício, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

Docente do Mestrado Profissional em Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Leliane Aparecida Gliosce Moreira, Universidade Paulista (UNIP)

Doutorado em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da USP: Docente do Curso de Psicologia da Universidade Paulista (UNIP)

Referências

ADRIÃO, Teresa. Educação e produtividade: a reforma do ensino paulista e a desobrigação do Estado. São Paulo: Xamã, 2006.

ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso (org.). Formação de professores no Brasil (1990-1998). Brasília: MEC/Inep/Comped, 2002.

CONSTANTIN JUNIOR, José Carlos. Professores iniciantes do estado de São Paulo: a proposta de formação de ingressantes da SEE/SP 2017. Araraquara: Unesp, 2017. 162f. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Ciências e Letras, campus de Araraquara.

DOURADO, Luiz Fernandes. Reforma do estado e as políticas para a educação superior no brasil nos anos 90. Educação e Sociedade, Campinas, v. 23, n. 80, 2002, p. 234-252.

DURAN, Marília Claret Geraes; ALVES, Maria Leila; PALMA FILHO, João Cardoso. Vinte anos da política do ciclo básico na rede estadual paulista. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 35, n. 124, 2005, p. 83-112.

EFAPE. Relatório 2011. Disponível em: https://efape.educacao.sp.gov.br/wp-content/uploads/2021/03/relatorio2011.pdf Acesso em: 24 jul. 2021.

EFAPE. Relatório 2018. Disponível em: https://efape.educacao.sp.gov.br/wp-content/uploads/2021/03/relatorio2018.pdf. Acesso em: 24 jul. 2021.

EFAPE. Relatório 2019. Disponível em: http://escoladeformacao.sp.gov.br/portais/Portals/84/docs/Relat%C3%B3rios%20Anuais/Relatorio_2019.pdf. Acesso em: 8 ago. 2021.

FUSARI, José Cerchi. A educação do educador em serviço: o treinamento de professores em questão. São Paulo: PUCSP, 1988. 250f. Dissertação (Mestrado em Educação). Pontifícia Universidade Católica.

GATTI, Bernadete A. Análise das políticas públicas para formação continuada no Brasil, na última década. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 13, n. 37, 2008, p. 57-70.

GATTI, Bernadete A.; SÁ BARRETTO, Elba Siqueira de; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de; ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri de. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: Unesco, 2019.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e incerteza. São Paulo: Cortez, 2010.

IMBERNÓN, Francisco. Formação permanente do professor: novas tendências. São Paulo: Cortez, 2009.

KRAMER, Sônia. Melhoria da qualidade do ensino: o desafio da formação em serviço. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 70. n. 165, 1989, p. 189-207.

KRASILCHIK, Myriam; NICOLAU, Marieta Lucia Machado; CURY, Maria Catarina. O Programa de Educação Continuada (PEC) na avaliação de seus alunos. Ciênc. Educ. (Bauru), Bauru, v. 14, n. 1, 2008, p. 169-180.

LIPPI, Bruno Gonçalves; NEIRA, Marcos Garcia. A formação de professores na rede estadual paulista entre 1983 e 2006: uma análise crítica. Educação: teoria e prática, Rio Claro, v. 23, n. 43, 2013, p. 76-92.

MARCELO GARCIA, Carlos. Políticas de inserción a la docencia: de eslabón perdido a puente para el desarrollo profesional docente. Preal: GTD, 2006.

MARCELO GARCIA, Carlos. Políticas de inserción en la docencia: de eslabón perdido a puente para el desarrollo profesional docente. Santiago: Preal, 2011.

MIRISOLA, Cristiane Dias. Inserção profissional docente no Estado de São Paulo: a escola de formação e o curso para professores ingressantes da SEE/SP. São Paulo: PUCSP, 2012. 220f. Dissertação (Mestrado em Educação). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

NASCIMENTO, Maria das Graças; FLORES, Maria José Batista Pinto; XAVIER, Daianne Bastos. Indução profissional docente: desafios e tensões no contexto de uma política pública. Currículo sem Fronteiras, s/l, v. 19, n. 1, 2019, p. 151-166.

MONTEIRO, Ângela Maria Arantes; ALVES, Jurema Silvia de Souza; TOLEDO, Maria Helena Campos Moura de; BRISOLA, Elisa Maria Andrade; CASTRO, Maria Aparecida Campos Diniz de. Formação de formadores: o dilema entre o papel executor e propositor no cotidiano da supervisão de ensino. Revista Acadêmica Magistério, Duque de Caxias, v. 2, n. 10, 2014, p. 122-137.

PALMA FILHO, João Cardoso. Reorganização do ensino fundamental na rede estadual de ensino paulista: memórias. In: PALMA FILHO, João Cardoso; ALVES, Maria Leila; DURAN, Marília Claret. Ciclo básico em São Paulo: memórias da educação nos anos 1980. São Paulo: Xamã, 2003, p. 17-57.

RODRIGUES, César Augusto. O programa Educação: compromisso de São Paulo e o novo modelo de escola de tempo integral: crítica à incorporação dos valores da lógica empresarial na educação escolar pública. Rev. HISTEDBR On-line, Campinas, v. 20, 2020, p. 1-23.

SÃO PAULO. Projeto básico teia do saber 2007. Disponível em http://cenp.edunet.sp.gov.br/forcont2007/arquivos/Projeto%20Basico_nova_versao.pdf. Acesso em: 15 ago. 2020.

SÃO PAULO. Decreto n. 55.650, de 29 de março de 2010: institui, no âmbito da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo, da Secretaria da Educação, o Programa Rede São Paulo de Formação Docente - Redefor - e dá providências correlatas. Disponível em: https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/decreto/2010/decreto-55650-29.03.2010.html. Acesso em: 8 out. 2020.

SÃO PAULO. Resolução SE n. 22, de 18 de abril de 2013: institui o Programa Melhor Gestão, Melhor Ensino no âmbito da Secretaria da Educação. Disponível em: http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/portais/Portals/131/Resolu%C3%A7%C3%A3o%20SE-22%20de%2018-4-2013%20Programa%20Melhor%20Gest%C3%A3o.pdf. Acesso em: 8 out. 2020.

SÃO PAULO. Resolução SE 52, de 14 de agosto de 2013: dispõe sobre os perfis, competências e habilidades requeridos dos profissionais da educação da rede estadual de ensino, os referenciais bibliográficos e de legislação, que fundamentam e orientam a organização de exames, concursos e processos seletivos, e dá providências correlatas. Disponível em: http://www.educacao.sp.gov.br/cgrh/wp-content/uploads/2014/06/RESOLU%C3%87%C3%83O-SE-52-de-14-8-2013-PERFIS-PARA-CONCURSO.pdf. Acesso em: 07 set. 2020.

SÃO PAULO. Resolução Seduc/SP n. 4, de 11 de janeiro de 2021: institui o Projeto de Assistência ao Currículo (PAC) e dá providências correlatas. Disponível em: https://deguaratingueta.educacao.sp.gov.br/resolucao-Seduc/SP-4-de-11-1-2021-institui-o-projeto-de-assistencia-ao-curriculo-pac-e-da-providencias-correlatas/. Acesso em: 24 de jul. 2021.

SÃO PAULO. Decreto n. 57.571, de 2 de dezembro de 2011: institui, junto à Secretaria da Educação, o Programa Educação - Compromisso de São Paulo e dá providências correlatas. Disponível em: https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/decreto/2011/decreto-57571-02.12.2011.html. Acesso em: 24 jul. 2021.

SÃO PAULO. Inova educação. São Paulo: Efape, 2019b. Disponível em: https://inova.educacao.sp.gov.br/ Acesso em 8 de ago. 2021.

SÃO PAULO. Plano estratégico 2019-2022: educação para o século XXI. São Paulo: Seduc/SP, 2019. Disponível em: https://www.educacao.sp.gov.br/wp-content/uploads/2019/07/Plano-estrategico2019-2022_final-5-min.pdf. Acesso em: 8 ago. 2021.

SILVA, Sarah Maria de Freitas Machado. As bases teóricas e políticas na formação continuada dos professores da rede estadual de ensino do Estado de São Paulo: a escola de formação e aperfeiçoamento em análise. Campinas: Unicamp, 2015. 327f. Tese (doutorado em educação) Universidade Estadual de Campinas.

SILVA, André dos Anjos C. Formação continuada e indução profissional docente: o curso de professores ingressantes da rede estadual paulista. São Caetano do Sul: USCS, 2021. 178f. Dissertação (mestrado em Educação). Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

UTSUMI, Miriam Cardoso. Escola-padrão: avanço na melhoria do ensino? Campinas: Unicamp, 1995. 193f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade de Campinas.

VAILLANT, Denise. Políticas de inserción a la docencia en américa latina: la deuda pendiente. Profesorado: Revista de Currículum y Formación de Profesorado, Granada, v. 13, n. 1, 2009, p. 27- 41.

VIEIRA, Jarbas Santos. Política educacional, currículo e controle disciplinar: implicações sobre o trabalho docente e a identidade do professorado. Currículo sem Fronteiras, s/l, v. 2, n. 2, 2002, p. 111-136.

Downloads

Publicado

03-11-2021

Como Citar

Miranda, N. A. de, Silva, A. dos A. C., Aparício, A. S. M., & Moreira, L. A. G. (2021). Trajetória das políticas de formação continuada de professores no âmbito da Secretaria da Educação de São Paulo. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 10(19), e67223, p. 1–16. https://doi.org/10.5902/2318133867223