O uso do instrumento Aishe na gestão para a sustentabilidade em uma universidade pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133865694

Palavras-chave:

Desenvolvimento sustentável, ambientalização, identidade institucional.

Resumo

As instituições de ensino superior são relevantes na formação de uma sociedade, dado ao seu papel na educação e difusão do conhecimento. A presente pesquisa avalia como a temática sustentabilidade vem sendo tratada em uma IES a partir da aplicação do instrumento Assessment Instrument for Sustainability in Higher Education - Aishe. Foi adotada a abordagem qualitativa e quantitativa, mediante análise de questionários aplicados a 42 coordenadores de curso de graduação do campus e gestores da administração central de uma universidade pública. O público-alvo atribuiu notas para 30 critérios distribuídos em cinco módulos, tornando possível avaliar e compreender a situação de sustentabilidade no campus. O módulo pesquisa apresentou o panorama mais crítico, enquanto o módulo sociedade foi o melhor avaliado. O atual cenário decorre da existência de poucas iniciativas e ao seu limitado funcionamento, mas há uma perspectiva promissora, já que o novo PDI incorporou premissas e prazos compatíveis com a Agenda 2030.

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Biografia do Autor

Leandro Barreto Souza, UFRB

Servidor Público Federal na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Mestre em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social pela UFRB (2020). Pós-graduado em Gestão Pública e Desenvolvimento Regional (2013). Graduação em Ciências Contábeis (2010). Pesquisa sobre Universidades Sustentáveis, Gestão Pública, Educação Ambiental. Tem experiência na área de projetos sustentáveis para universidade, onde atuou por oito anos, atualmente está lotado no Gabinete da Reitoria da UFRB

Renato de Almeida, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Renato de Almeida é docente na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Lidiane Mendes Kruschewsky Lordelo, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Lidiane Mendes Kruschewsky Lordelo é docente na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

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Publicado

01-08-2021

Como Citar

Souza, L. B., Almeida, R. de, & Lordelo, L. M. K. (2021). O uso do instrumento Aishe na gestão para a sustentabilidade em uma universidade pública. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 10(19), e65694, p. 1–22. https://doi.org/10.5902/2318133865694