Desigualdades no interior das escolas: uma análise da composição social das turmas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133865270

Palavras-chave:

alocação dos alunos em turmas, composição social das turmas, desigualdades escolares.

Resumo

Neste trabalho analisa-se as desigualdades de composição social das turmas de 5º ano da rede pública brasileira. Além disso, busca-se verificar se há correspondência entre a composição das turmas e os critérios de enturmação declarados pelos diretores. A composição social de cada uma das turmas foi calculada a partir do percentual de alunos negros, do sexo feminino, reprovados, de baixo nível socioeconômico e não proficientes em Leitura e Matemática. O Índice de Theil-L descreve a desigualdade entre as turmas quanto à sua composição e compara aos critérios para organização das turmas. Constatamos que há um descompasso entre a distribuição desigual dos alunos e a percepção dos diretores, mesmo quando afirmaram utilizar critérios de enturmação baseados na heterogeneidade.

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Biografia do Autor

Tatiana Maria Cruz, Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Educação - FAE - UFMG

Graduação em Pedagogia e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG).

Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Desigualdades Escolares - Nupede.

Flavia Pereira Xavier, Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Educação - FAE - UFMG

Professora titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG).

Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Desigualdades Escolares - Nupede.

Valéria Cristina de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Educação - FAE - UFMG

Professora titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG).

Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Desigualdades Escolares - Nupede.

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Publicado

01-08-2021

Como Citar

Cruz, T. M., Xavier, F. P., & Oliveira, V. C. de. (2021). Desigualdades no interior das escolas: uma análise da composição social das turmas. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 10(19), e65270, p. 1–19. https://doi.org/10.5902/2318133865270