Noção de cidadania é secundária nas questões de Ciências da Natureza do Enem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133864033

Palavras-chave:

Enem, ensino CTS, letramento científico

Resumo

O Exame Nacional do Ensino Médio - Enem -, usado no processo seletivo de diversas universidades, tem grande influência na etapa do ensino avaliada nessa prova. A noção de cidadania é central nas pesquisas sobre ensino CTS e sobre letramento científico. O objetivo deste artigo é analisar as questões de Ciências da Natureza do Enem 2019, sob a ótica de três categorias de letramento em Ciências propostas por Shen (1975) e duas visões conflitantes de letramento científico apontadas por Roberts (2007), para ver se a noção de cidadania está ou não no foco do que é cobrado. A análise mostrou que a noção de cidadania é secundária nesta prova e são poucas as questões que demandam conhecimento prático ou cívico em Ciências.

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Biografia do Autor

Rodrigo Bastos Cunha, Universidade Estadual de Campinas

Rodrigo Bastos Cunha é professor do Programa de Pós-Graduação em Divulgação Científica e Cultural da Universidade Estadual de Campinas.

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Publicado

24-05-2021

Como Citar

Cunha, R. B. (2021). Noção de cidadania é secundária nas questões de Ciências da Natureza do Enem. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 10(19), e64033 p. 1–22. https://doi.org/10.5902/2318133864033