O perfil do egresso do processo de formação no ensino médio brasileiro: entre óticas legais e impactos sobre a sociedade

Autores

  • Kenia Kodel Cox Universidade Federal de Sergipe Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual http://orcid.org/0000-0002-0261-4618
  • Robelius De-Bortoli Universidade Federal de Sergipe - UFS Departamento de Educação Física - DEF Programa de Pós-Graduação em Ciência da Propriedade Intelectual - PPGPI Laboratório de Pesquisa do Conhecimento Cognitivo Humano - LADEC http://orcid.org/0000-0003-1231-6451

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133863573

Palavras-chave:

ensino médio, análise de conteúdo, perfil de egresso, plano estadual de educação, administração da educação

Resumo

Com este trabalho objetivou-se verificar se o perfil idealizado, pelas bases legais, para o egresso do ensino médio é mantido quando contraposto a indicadores de monitoramento dos resultados deste processo de formação escolar sobre a sociedade. Para identificação do perfil em estudo foi efetuada a análise de conteúdo de leis de bases e de diretrizes curriculares de 13 unidades territoriais do país, seguida pela contraposição do resultado desta a dados diagnósticos de ensino, empregabilidade, matrícula e conclusão no ensino superior. Dos quatro elementos destacados, a partir da análise das bases legais, para composição do perfil em estudo, dois preservaram, ao serem validados a partir da correlação com indicadores de monitoramento: ‘continuidade dos estudos’ e ‘fundamentação científico-tecnológica’. Este trabalho sinaliza a necessidade de aprofundamento de estudos sobre a ‘preparação para o trabalho’ e ‘participação em sociedade’ no processo de formação no ensino médio.

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Biografia do Autor

Kenia Kodel Cox, Universidade Federal de Sergipe Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual

Bacharelado em Ciência da Computação

Mestrado em Educação

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual

Docente do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Sergipe

Robelius De-Bortoli, Universidade Federal de Sergipe - UFS Departamento de Educação Física - DEF Programa de Pós-Graduação em Ciência da Propriedade Intelectual - PPGPI Laboratório de Pesquisa do Conhecimento Cognitivo Humano - LADEC

Licenciado em Educação Física - UFRGS
Especialista em Futebol Administração e Marketing - UGF
Doutor em Ciência de la Actividad Física - UNILEON
Pos-Doutorado pela Universidade da Costa Rica

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Publicado

22-05-2021

Como Citar

Cox, K. K., & De-Bortoli, R. (2021). O perfil do egresso do processo de formação no ensino médio brasileiro: entre óticas legais e impactos sobre a sociedade. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 10(19), e63573, p. 1–17. https://doi.org/10.5902/2318133863573