O apoio da superintendência escolar aos gestores escolares do Ceará durante a implantação do ensino remoto: uma análise sob a ótica dos gestores da Regional Crede 3, Acaraú

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133861863

Palavras-chave:

Gestão. Superintendência Escolar. Ensino Remoto.

Resumo

Neste artigo tem-se o objetivo de apresentar uma avaliação dos gestores sobre a atuação da Superintendência Escolar da Seduc/CE na orientação, apoio e qualificação da gestão escolar no que diz respeito à implantação e acompanhamento do plano de atendimento domiciliar no período de ensino remoto. Utilizou-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória, de natureza aplicada, visando a avaliação do serviço da superintendência pelos gestores e a geração de conhecimentos sobre a prática desse colaborador. A metodologia foi composta por pesquisa bibliográfica, aplicação de questionário estruturado e análise dos resultados contextualizando com a bibliografia. Concluiu-se que o apoio da Superintendência tornou-se essencial no processo de implementação do PAD, uma vez que orientou, acompanhou e gerou reflexão sobre a atuação dos gestores, fortalecendo sua atuação na organização dos processos escolares, com foco na interação, manutenção de vínculo e aprendizagem dos estudantes. Constatou-se também que o serviço da Superintendência gerou uma relação de confiança, corresponsabilização e proximidade das escolas com as demais instâncias da rede, o que contribuiu para uma implantação mais eficaz do plano de atendimento domiciliar das escolas.

Palavras-chave: gestão, superintendência escolar, ensino remoto.

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Biografia do Autor

Francisco José da Costa, Universidade Federal do Ceará/Secretaria de Educação do Estado do Ceará

Mestre em Ensino de Ciências e Matématica pela Universidade Federal do Ceará, atualmente lotado na 3ª Coordenadoria Regional de Educação - Crede 3, Acaraú, Pertendcente a rede de ensino da Secretaria de Educação do Estado do Ceará.

Nádia Cristina Ribeiro Freitas, Secretaria de Educação do Estado do Ceará

Especialista em Gestão Escolar, atuando como superintendente escolar na 3º Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação- Crede 3 - Seduc/Ceará.

Márcia Roberta Silva Azevedo, Secretaria de Educação do Estado do Ceará

Especialista em Gestão Escolar, atuando como superintendente escolar na 3ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação- Crede 3 - Seduc/Ceará.

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Publicado

10-03-2021

Como Citar

Costa, F. J. da, Freitas, N. C. R., & Azevedo, M. R. S. (2021). O apoio da superintendência escolar aos gestores escolares do Ceará durante a implantação do ensino remoto: uma análise sob a ótica dos gestores da Regional Crede 3, Acaraú. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 10(19), e61863, p. 1–12. https://doi.org/10.5902/2318133861863