Políticas de cotas nas instituições federais de ensino do Rio Grande do Sul: avaliação da transparência ativa e passiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133843335

Palavras-chave:

educação pública, lei de aceso à informação, checklist.

Resumo

Neste texto apresenta-se resultados de um estudo que teve como objetivo analisar a transparência ativa e passiva da informação relacionada às políticas de cotas nos sites das instituições federais de ensino superior do Rio Grande do Sul. Para realizar a coleta e análise dos dados nos sites na transparência ativa utilizou-se o método de análise de conteúdo. Para a coleta e análise dos dados da transparência passiva foram elaboradas três perguntas e enviadas para as instituições federais de ensino superior pelo e-sic. Os resultados da análise da transparência ativa e passiva da informação referente às políticas de cotas indicam que as dez instituições federais de ensino superior disponibilizam informações sobre as políticas de ingresso, matrícula e permanência de estudantes nessas instituições de forma clara e acessível, procurando atender à Lei de Acesso à Informação.

Palavras-chave: educação pública; lei de aceso à informação; checklist.

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Biografia do Autor

Itiane Vanessa Adamski, Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo

Itiane Vanessa Adamski é graduada em Administração pela Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo.

Monize Sâmara Visentini, Universidade Federal da Fronteira Sul, Cerro Largo, Rio Grande do Sul

Monize Sâmara Visentini é Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Professora Adjunta Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6233-6106. Endereço: Av. Jacob Reinaldo Haupenthal, 1580 - Bairro São Pedro, Cerro Largo - RS, 97900-000. E-mail: monize.visentini@uffs.edu.br.

Darlan Nei Writzl, Universidade Federal da Fronteira Sul, Cerro Largo, Rio Grande do Sul

Darlan Nei Writzl é graduando em Administração pela Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo

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Publicado

08-01-2021

Como Citar

Adamski, I. V., Visentini, M. S., & Writzl, D. N. (2021). Políticas de cotas nas instituições federais de ensino do Rio Grande do Sul: avaliação da transparência ativa e passiva. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 9(18), 1–17. https://doi.org/10.5902/2318133843335