Desafios na gestão de uma escola estadual no Paraná/Brasil a partir da filosofia de linguagem de Bakhtin

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133842801

Palavras-chave:

Bakhtin, educação, gestão, políticas públicas

Resumo

Atribui-se à educação papel central quanto ao exercício da liberdade, cidadania e de uma sociedade democrática. Contudo, a realidade das escolas públicas aponta para a precarização. Neste artigo propõe-se a contribuir na área de organizações ao analisar os principais desafios na gestão de uma escola pública do Estado do Paraná, por meio de um estudo de caso em uma escola de Curitiba, a partir da perspectiva de Mikhail Bakhtin. Os resultados apontam que os enunciados da profissionalização e eficiência do serviço público atuam sobre a produção de resultados como o Índice Ideb, deixando o processo educativo em sentido amplo em segundo plano. Conclui-se que se faz necessário conhecer a realidade cotidiana das escolas para então propor alternativas que minimizem as dificuldades identificadas.

Palavras-chave: Bakhtin; educação; gestão; políticas públicas.

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Biografia do Autor

Luana Silvy de Lorenzi Tezza Magnin, Universidade Federal do Paraná / Doutoranda

Analista de Gestão pela Fiocruz-PR, doutoranda em Administração pela UFPR, mestre em psicologia pela mesma universidade

Adriana Roseli Wunsch Takahashi, Universidade Federal do Paraná / Professora

Professora na Universidade Federal do Paraná e tem doutorado em Administração na Universidade de São Paulo, com doutorado sanduíche na Lancaster University/Inglaterra.

Gustavo Henrique Petean, Universidade Federal de Goiás / Professor

Professor na Universidade Federal de Goiás, Regional Goiás e tem doutorado em Administração na UFMS.

Miriam Aparecida Graciano de Souza Pan, Universidade Federal do Paraná / Professora

Professora na Universidade Federal do Paraná e tem pós-doutorado em Educação Superior pela University of Texas at Austin e doutorado em Letras pela Universidade Federal do Paraná.

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Publicado

08-01-2021

Como Citar

Magnin, L. S. de L. T., Takahashi, A. R. W., Petean, G. H., & Pan, M. A. G. de S. (2021). Desafios na gestão de uma escola estadual no Paraná/Brasil a partir da filosofia de linguagem de Bakhtin. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 9(18), 1–17. https://doi.org/10.5902/2318133842801