Projeto de extensão no ensino superior como prática de responsabilidade social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133839368

Palavras-chave:

Desenvolvimento Sustentável, Projeto de Extensão, Instituição de Ensino Superior.

Resumo

Os princípios da responsabilidade social estão mais incorporados à missão das universidades, favorecendo as instituições a promoverem programas de extensão que integrem os diversos atores em busca de soluções para problemas da sociedade. Por meio deste trabalho objetivou-se a verificar a percepção dos pais e responsáveis quanto a melhoria física, emocional e social dos participantes do projeto Natação para pessoas com deficiência. Participaram desta pesquisa onze responsáveis pelas crianças e a coordenadora do projeto. Utilizou-se da entrevista estruturada, com cinco questões. Concluiu-se que as crianças tiveram evolução positiva no quadro clinico, com melhoras motoras e psicossociais, bem como houve satisfação geral com o programa e com os resultados alcançados.

Palavras-chave: desenvolvimento sustentável; projeto de extensão; instituição de ensino superior.

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Biografia do Autor

Mariete Ximenes Araújo Lima, UNIVERSIDADE DE FORTALEZA

Doutoranda em Administração de Empresas (UNIFOR), Mestre em administração e Controladoria, Pós-Graduada em Gestão de Pessoas e em Gestão da Qualidade de Serviços da Saúde (Acreditação Hospitalar), Graduada em Administração de Empresas e Administração de Clínicas e Hospitais. Técnica em Contabilidade e Radiologia. Experiência na área de Clinicas, Hospitais e Ensino. Nos últimos 24 anos trabalhando em Hospitais, Clínicas e Secretaria da Saúde, em cargos administrativos de alta gestão, consultoria e nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Possui visão generalista, significativo conhecimento em elaboração de projetos em gestão da Saúde, da educação superior, planejamento estratégico, gestão da qualidade, análise de custos, gestão hospitalar e gestão de ensino. Avaliadora de atos autorizativos de Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento de Cursos do Sistema de Avaliação da Educação Superior - BASis

Macário Neri Ferreira Neto, UNIVERSIDADE DE FORTALEZA

Doutorando em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza. Mestre Profissional em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste pela Universidade Federal de Pernambuco (2018); Especialista em Finanças, Contabilidade e Controladoria pela Unoeste (2016); Especialista MBA Gestão Financeira de Empresas pela Universidade Potiguar (2013); especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade do Estado do RN (2010); Especialista MBA em Negócios Financeiros pela PUC-RJ (2007). Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Potiguar (2013) e em Administração pelo Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (1999). Professor universitário pela Uninassau e funcionário do Banco do Brasil. Estudos e experiências na área de administração e contábeis, atuando principalmente nas seguintes áreas: competitividade, estratégia, finanças, gestão de recursos humanos, empreendedorismo, sustentabilidade e docência.

Randal Martins Pompeu, Universidade de Fortaleza

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade de Fortaleza (1984), mestrado em Informatica Aplicada pela Universidade de Fortaleza (2001) e doutorado em Gestão pela Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro - Portugal (2012). Atualmente é Vice-Reitor de Extensão e Comunidade Universitária e professor adjunto do Programa de Pós-graduação em Administração de Empresas - PPGA/UNIFOR

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Publicado

08-01-2021

Como Citar

Lima, M. X. A., Ferreira Neto, M. N., & Pompeu, R. M. (2021). Projeto de extensão no ensino superior como prática de responsabilidade social. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 9(18), 1–12. https://doi.org/10.5902/2318133839368