O projeto político-pedagógico como instrumento de gestão democrática e participativa

Autores

  • Viviane da Costa Bastos FTESM/UERJ
  • Bárbara de Britto Terra Nova Gonçalves
  • Ana Cristina Vieira Alves

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133830480

Resumo

A concretização de uma prática de gestão democrática e participativa no cotidiano das escolas enfrenta muitos desafios, tais como a ruptura com a cultura autoritária que rejeita os questionamentos nas imposições de ordem e poder. No entanto, para a elaboração de um sistema educacional democrático e participativo, torna-se relevante implantar um espaço aberto para discussões no interior dos espaços escolares. O gestor educacional pode possibilitar a intervenção de práticas educativas, tendo em vista a realidade da comunidade escolar. Assim, esse artigo busca discutir como a elaboração do projeto político-pedagógico - PPP - pode se tornar um instrumento de gestão democrática e participativa. Os resultados obtidos apresentam a relevância da promoção de um contexto institucional que contribua para a formação de cidadãos construtores e transformadores da sociedade.

Palavras-chave: projeto político-pedagógico; gestão democrática e participativa; escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bárbara de Britto Terra Nova Gonçalves

Mestre em Ensino em Educação Básica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, coordenadora do Curso de Pedagogia e Pós-graduação em Educação Especial e Inclusiva na Fundação Técnico-Educacional Souza Marques.
Endereço: Rua Martins Lage, 419 - 20780-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil.
E-mail: barbara.goncalves@ftesm.edu.br.

Ana Cristina Vieira Alves

Ana Cristina Vieira Alves é professora das séries iniciais na educação básica e estudante do curso de Pedagogia na Fundação Técnico-Educacional Souza Marques.
Endereço: Av. Capitão Menezes, 1595 - 21320-040 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil.
E-mail: anacrispedagogia@gmail.com.

Referências

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Como se trabalha com projetos. Revista TV Escola, Brasília, n. 22, 2002, p. 2-5.

BRASIL. Lei n°9394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Disponível em <http://www.presidencia.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm> Acesso em 12 dez. 2017.

DIAS, José Augusto. Gestão da Escola. In: Meneses, Joao Gualberto de Carvalho. Estrutura e funcionamento da educação básica. 2 ed. São Paulo: Pioneira, 1998, p. 270-280.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia - saberes necessários à prática educativa. São Paulo:Paz e Terra; 2016. p.11-15.

FREITAS, Luiz Carlos. Dialética da inclusão e da exclusão: por uma qualidade negociada e emancipadora nas escolas. In: Escola Viva: elementos para a elaboração de uma educação de qualidade social. GERALDI, Corinta Maria Grisolia; RIOLFI, Claudia Rosa; GARCIA, Maria de Fátima. Campinas: Mercado de Letras, 2004, p. 65-75.

GADOTTI, Moacir. Projeto político-pedagógico da escola: In: GADOTTI, Moacir; ROMÃO, José Eustáquio. Autonomia da escola: princípios e propostas. São Paulo: Cortez, 2001.

LIBÂNEO, José Carlos. Educação escolar, políticas, estruturas e organização. São Paulo: Cortez, 2012.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 1998.

MACHADO, José Nilson de. Educação: projetos e valores. São Paulo: Escrituras, 2000.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto político-pedagógico da escola: uma elaboração possível. Campinas: Papirus, 2003.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Inovações e projeto político-pedagógico: uma relação regulatória ou emancipatória? Cadernos Cedes, Campinas, v. 23, n. 61, p. 267-281.

Downloads

Publicado

18-04-2018

Como Citar

Bastos, V. da C., Gonçalves, B. de B. T. N., & Alves, A. C. V. (2018). O projeto político-pedagógico como instrumento de gestão democrática e participativa. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 1(1), 87–93. https://doi.org/10.5902/2318133830480

Edição

Seção

Artigos