Gestão escolar e a produção discursiva do aluno incluído

Autores

  • Denise Ferreira da Rosa Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul
  • Eliana da Costa Pereira de Menezes

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133824714

Resumo

Neste texto, apresenta-se o relato de investigação pela qual se buscou conhecer discursos produzidos por gestores de escolas regulares, procurando problematizar seus efeitos na produção do aluno incluído. Como material analítico utilizaram-se entrevistas realizadas com três gestoras de duas escolas de São Pedro do Sul/RS, e, como ferramenta de análise, o conceito de discurso. Centrou-se a atenção no termo gestão e em suas implicações em uma perspectiva de educação inclusiva e na produção discursiva sobre o aluno anormal. A partir da análise empreendida, é possível dizer que os discursos dos gestores das escolas em questão estão produzindo os alunos em situação de inclusão escolar como alunos anormais.

Palavras-chave: gestão escolar, discurso, inclusão escolar.

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Biografia do Autor

Denise Ferreira da Rosa, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Denise Ferreira da Rosa. Autora do Trabalho. Licenciada em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria. É professora de Educação Especial no munícipio de São Pedro do Sul, acadêmica do Curso de Mestrado em Educação –Linha de Pesquisa Educação Especial na Universidade Federal de Santa Maria.

Endereço:Rua Padre João Bosco Penido Burnier, 711 Ap. 303, Camobi-Santa Maria- RS CEP:97105-190

E-mail: denisef.darosa@gmail.com

Eliana da Costa Pereira de Menezes


Eliana da Costa Pereira de Menezes. Orientadora do Trabalho. . Licenciada em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria. Doutora em Educação pela Universidade do Vale dos Sinos. Professora Adjunta do Departamento de Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria.

Endereço: Universidade Federal de Santa Maria

Departamento de Educação Especial - Centro de Educação, Prédio 16.

Av. Roraima, 1000 - Camobi, Santa Maria - RS, 97105-900

E-mail: eliana_cpm@yahoo.com.br

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Publicado

15-12-2016

Como Citar

Rosa, D. F. da, & Menezes, E. da C. P. de. (2016). Gestão escolar e a produção discursiva do aluno incluído. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 6(11), 85–100. https://doi.org/10.5902/2318133824714

Edição

Seção

Artigos