Contextualização do Instituto Federal do Tocantins na esfera das políticas de educação profissional e tecnológica

Autores

  • Ana Claudia Ferreira Rosa INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS/ UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
  • Janaína Miranda Muradás Amorim INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS/ UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
  • Lívia Fernanda Leal Macedo UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ/ UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176217115086

Resumo

O artigo apresenta o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins no contexto da educação profissional e tecnológica no Brasil. O objetivo consiste em apresentar o Instituto Federal do Tocantins enfatizando a idiossincrasia de sua constituição com recorte para o atendimento assistencial aos alunos do campus Palmas. Utilizou-se da pesquisa bibliográfico-documental e a observação participante. A base teórica ampara-se nas seguintes leis: Lei de criação dos Institutos Federais, no Acordo de Metas e Compromissos para os fins de estruturação, organização e atuação dos Institutos Federais de Educação e no Decreto n. 7.234, de 19 de julho de 2010, do Programa Nacional de Assistência Estudantil, entre outros. Apresenta um breve panorama do Instituto Federal do Tocantins.

Palavras-chave: institutos federais, educação profissional e tecnológica, assistência estudantil.

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Biografia do Autor

Ana Claudia Ferreira Rosa, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS/ UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

Ana Claudia Ferreira Rosa é professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) - Campus Paraíso do Tocantins. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA), especialista em Educação Profissional integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos, aluna do curso de Direito pela Universidade Federal do Tocantins e mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Janaína Miranda Muradás Amorim, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS/ UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

Janaína Miranda Muradás Amorim é pedagoga – orientadora educacional no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) – Reitoria. Licenciada em História pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Pedagogia – habilitação em Orientação Educacional pelo Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA), especialista em Educação Profissional integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos e mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Lívia Fernanda Leal Macedo, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ/ UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

Lívia Fernanda Leal Macedo é Assistente na Universidade Federal do Piauí (UFPI), Bacharel em Serviço Social pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), especialista em Gerontologia Social pela Universidade Federal do Tocantins e mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). E-mail: liviaflmacedo@hotmail.com.br

Referências

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Publicado

12-10-2014

Como Citar

Rosa, A. C. F., Amorim, J. M. M., & Macedo, L. F. L. (2014). Contextualização do Instituto Federal do Tocantins na esfera das políticas de educação profissional e tecnológica. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 4(7), 113–126. https://doi.org/10.5902/2176217115086

Edição

Seção

Artigos