Arquitetura do espaço escolar, adequação da edificação aos parâmetros ambientais: estudo de caso Ctism - Colégio Técnico Industrial de Santa Maria

Autores

  • Madalena Russi Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul
  • Karla Marques da Rocha Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176217114673

Resumo

A constante busca por conforto térmico nas habitações tem como um impasse o crescente apelo pela redução do consumo da energia elétrica. O presente artigo trata das estratégias possíveis para o melhoramento do conforto ambiental térmico nos ambientes escolares. Para definir parâmetros de conforto térmico nas edificações escolares e evidenciar estratégias de condicionamento térmico, utilizamos os resultados do preenchimento das cartas bioclimáticas de Givoni e o método de Mahoney, consagrados estudiosos sobre a questão térmica em edificações em clima temperado. Escolheu-se o Colégio Técnico Industrial de Santa Maria - Ctism - para demonstrar as possibilidades que permeiam uma edificação existente. Como principais estratégias foram identificadas a adequação do tamanho e posição solar das esquadrias, com vistas à melhorar a ventilação interna da edificação e diminuir a carga solar recebida. Além disso, sugere-se a utilização de cores claras nos fechamentos laterais e na cobertura para diminuir a carga térmica absorvida.

Palavras-chave: conforto térmico, cartas de Mahoney, método de Givoni, sustentabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Madalena Russi, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Madalena Russi é mestre em Engenharia Civil e Ambiental - Conforto Térmico pela Universidade Federal de Santa Maria (2012), Graduada em Arquitetura e Urbanismo (2007). Graduação em Programa Especial de Graduação de Formação de Professores (2014).

Endereço: Avenida Itaimbé, 654 - 97050-330 - Santa Maria - Rio Grande do Sul - Brasil.

E-mail: madalenarussi@gmail.com.

Karla Marques da Rocha, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Karla Marques da Rocha é professora da Disciplina de Práticas de Investigação no Ensino do Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional da Universidade Federal de Santa Maria.

Referências

ABNT NBR 15220-3: Desempenho térmico de edificações - parte 3: Zoneamento bioclimático brasileiro e diretrizes construtivas para habitações unifamiliares de interesse social. Rio de Janeiro.

GIVONI, Baruch. Climate considerations in building and urban design. New York: Van Nostrand Reinhold, 1998.

LAMBERTS, Roberto; DUTRA, Luciano; PEREIRA, Fernando Oscar Ruttakay. Eficiência energética na arquitetura. São Paulo: PW, 1997.

LENGEN, Johan Van. Manual do arquiteto descalço. São Paulo: Empório do Livro, 2008.

OLGYAY, Victor. Design with climate. Princeton: Princeton University Press, 1963.

TOLEDO, Eustaquio. Ventilação natural das edificações. Maceió: Edufal, 1999.

Downloads

Publicado

01-07-2014

Como Citar

Russi, M., & Rocha, K. M. da. (2014). Arquitetura do espaço escolar, adequação da edificação aos parâmetros ambientais: estudo de caso Ctism - Colégio Técnico Industrial de Santa Maria. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 3(6), 43–62. https://doi.org/10.5902/2176217114673

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)