Educação infantil nos desdobramentos do processo de inclusão: perspectivas de professores e equipe gestora

Autores

  • Luana Cardoso da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
  • Graziela Escandiel de Lima UFSM

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176217113824

Resumo

Neste trabalho propomos demonstrar e discutir como ocorre o processo de inclusão na educação infantil numa escola do município de Santa Maria, destacando o olhar dos docentes e da equipe diretiva da escola a respeito deste processo. Para tal, foram elaborados dois tipos de questionários, um voltado para o corpo docente da instituição e outro para a equipe gestora. No início do trabalho há uma retomada sobre o processo de inclusão e o universo da educação infantil. A apreciação dos dados dos questionários traz a necessidade da reflexão e a suma importância de, para além desta, avaliarmos cotidianamente nossa prática e atitudes na sala de aula.

Palavras-chave: inclusão, educação infantil, políticas públicas.

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Biografia do Autor

Luana Cardoso da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

Formada em Pedagogia Licenciatura Plena (UFSM) no ano de 2009. Especilista em Gestão Educacional (UFSM), no ano de 2013. Atualmente, pedagoga na APAE Floriano Peixoto Pinto, na cidade de São Sepé.

Graziela Escandiel de Lima, UFSM

Graziela Escandiel de Lima é professora na Universidade Federal de Santa Maria. Tem doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e atua, principalmente, com os seguintes temas: infância, educação infantil, trabalho pedagógico, docência e estágios.

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Publicado

29-06-2014

Como Citar

Silva, L. C. da, & Lima, G. E. de. (2014). Educação infantil nos desdobramentos do processo de inclusão: perspectivas de professores e equipe gestora. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 3(6), 83–98. https://doi.org/10.5902/2176217113824

Edição

Seção

Artigos