Percepções e expectativas dos alunos do curso Técnico em Paisagismo

Autores

  • Natalia Teixeira Schwab Universidade Federal de Santa Maria
  • Marília Lazarotto Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176217110986

Resumo

As expectativas dos alunos correspondem aos anseios em relação à formação profissional, enquanto as percepções em relação ao processo de formação dizem respeito a como as habilidades requeridas para a execução de uma determinada profissão são atendidas e se o aluno sente-se capaz de desenvolvê-las posteriormente. O objetivo deste trabalho foi analisar a percepção e as expectativas dos alunos do Curso Técnico em Paisagismo do Colégio Politécnico da UFSM sobre sua própria formação. Os alunos do semestre mais adiantado do curso apresentam maior segurança e determinação quanto à sua formação em comparação aos alunos dos semestres iniciais, denotando evolução das percepções e expectativas durante a trajetória. O curso analisado contempla parcialmente o disposto no projeto político pedagógico, já que as habilidades relativas às competências de um dos módulos são relatadas com dificuldade pelos alunos.

Palavras-chave: profissão, motivação, questionários.

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Biografia do Autor

Natalia Teixeira Schwab, Universidade Federal de Santa Maria

Eng. Agrônoma, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Agronomia (UFSM)

Marília Lazarotto, Universidade Federal de Pelotas

Eng. Florestal, Doutora em Engenharia Florestal (UFSM), Pós-doutoranda em Ciência e Engenharia de Materiais (UFPel).

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Publicado

20-11-2013

Como Citar

Schwab, N. T., & Lazarotto, M. (2013). Percepções e expectativas dos alunos do curso Técnico em Paisagismo. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 2(4), 23–32. https://doi.org/10.5902/2176217110986

Edição

Seção

Artigos