Relações públicas e o processo de celebrização na área da saúde
DOI:
https://doi.org/10.5902/2316882X84226Palavras-chave:
Sa´úde, Profissionais Liberais, Relações públicas, Ética e Deontologia, CelebridadeResumo
Este estudo objetiva refletir sobre o papel das Relações Públicas no processo de construção de marcas pessoais, opinião pública, identidade, imagem e gestão da comunicação de profissionais na área da saúde. A principal preocupação é compreender se em uma sociedade firmada no culto à exposição, profissionais liberais da área da saúde podem ser destacados como celebridades, respeitando a ética e a deontologia da profissão e o papel da comunicação e das mídias para os diversos públicos que integram essa teia de construção. São considerados neste artigo os estudos de celebridades desenvolvidos por Rojek (2008); Figueiredo e Tuzzo (2011); Veloso, Freire, Oliveira e Lopes (2012); Driessens (2014); Tuzzo e Braga (2011, 2012b); Braga e Tuzzo (2011, 2012). O artigo também apresenta pesquisas empíricas, de cunho qualitativo, desenvolvidas entre 2010 e 2022, com profissionais da saúde, pacientes e profissionais de Relações Públicas. Os principais resultados apontam para uma tendência de crescente profissionalização do processo comunicacional nesta área.
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