"Procura-se escravo. Gratifica-se a quem encontrar": a publicidade a serviço da escravidão no Jornal O Parahybuna (1838-1839)

Autores

  • Ricardo Matos de Araújo Rios Centro Universitário Presidente Antônio Carlos https://orcid.org/0000-0003-3226-5735
  • Marina dos Santos Franco Centro Universitário Presidente Antônio Carlos
  • Márcio Ribeiro Ferreira Rosa Centro Universitário Presidente Antônio Carlos

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de mapear e compreender as peças publicitárias que envolvem escravidão e que foram veiculadas na imprensa de Barbacena (MG), especificamente no jornal O Parahybuna, em 1837 e 1838. Este foi o primeiro periódico da cidade e, mesmo de duração efêmera, trata-se de importante documento histórico para compreender a publicidade na cidade. O interesse da pesquisa está em mapear e descrever as peças comerciais descritas anteriormente e analisar os consequentes imaginários sociodiscursivos, em uma dimensão sociohistórica. O percurso teórico está alicerçado nos conceitos de ethos para Amossy (2008) e Charaudeau (2008). Paralelamente, investiga-se a questão estética da publicidade brasileira no Século XIX.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Matos de Araújo Rios, Centro Universitário Presidente Antônio Carlos

Graduado em Comunicação Social (Jornalismo) pela UFSJ, Mestre em Relações Internacionais pela PUC-MG e pela Universidade de Coimbra. Doutorando em Comunicação Social pela UFJF. Professor do Curso de Publicidade e Propaganda da UNIPAC.

Marina dos Santos Franco, Centro Universitário Presidente Antônio Carlos

Graduanda em Comunicação Social/Publicidade e Propaganda, pela UNIPAC.

Márcio Ribeiro Ferreira Rosa, Centro Universitário Presidente Antônio Carlos

Graduando em Comunicação Social/Publicidade e Propaganda, pela UNIPAC.

Downloads

Publicado

2022-01-31

Como Citar

Matos de Araújo Rios, R., dos Santos Franco, M., & Ribeiro Ferreira Rosa, M. (2022). "Procura-se escravo. Gratifica-se a quem encontrar": a publicidade a serviço da escravidão no Jornal O Parahybuna (1838-1839). Cadernos De Comunicação, 25(3), 17. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/68039

Edição

Seção

Dossiê Temático: História da Publicidade e das Relações Públicas