"Procura-se escravo. Gratifica-se a quem encontrar": a publicidade a serviço da escravidão no Jornal O Parahybuna (1838-1839)

Autor/innen

  • Ricardo Matos de Araújo Rios Centro Universitário Presidente Antônio Carlos https://orcid.org/0000-0003-3226-5735
  • Marina dos Santos Franco Centro Universitário Presidente Antônio Carlos
  • Márcio Ribeiro Ferreira Rosa Centro Universitário Presidente Antônio Carlos

Abstract

O presente artigo tem o objetivo de mapear e compreender as peças publicitárias que envolvem escravidão e que foram veiculadas na imprensa de Barbacena (MG), especificamente no jornal O Parahybuna, em 1837 e 1838. Este foi o primeiro periódico da cidade e, mesmo de duração efêmera, trata-se de importante documento histórico para compreender a publicidade na cidade. O interesse da pesquisa está em mapear e descrever as peças comerciais descritas anteriormente e analisar os consequentes imaginários sociodiscursivos, em uma dimensão sociohistórica. O percurso teórico está alicerçado nos conceitos de ethos para Amossy (2008) e Charaudeau (2008). Paralelamente, investiga-se a questão estética da publicidade brasileira no Século XIX.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografien

Ricardo Matos de Araújo Rios, Centro Universitário Presidente Antônio Carlos

Graduado em Comunicação Social (Jornalismo) pela UFSJ, Mestre em Relações Internacionais pela PUC-MG e pela Universidade de Coimbra. Doutorando em Comunicação Social pela UFJF. Professor do Curso de Publicidade e Propaganda da UNIPAC.

Marina dos Santos Franco, Centro Universitário Presidente Antônio Carlos

Graduanda em Comunicação Social/Publicidade e Propaganda, pela UNIPAC.

Márcio Ribeiro Ferreira Rosa, Centro Universitário Presidente Antônio Carlos

Graduando em Comunicação Social/Publicidade e Propaganda, pela UNIPAC.

Veröffentlicht

2022-01-31

Zitationsvorschlag

Matos de Araújo Rios, R., dos Santos Franco, M., & Ribeiro Ferreira Rosa, M. (2022). "Procura-se escravo. Gratifica-se a quem encontrar": a publicidade a serviço da escravidão no Jornal O Parahybuna (1838-1839). Cadernos De Comunicação, 25(3), 17. Abgerufen von https://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/68039

Ausgabe

Rubrik

Dossiê Temático: História da Publicidade e das Relações Públicas