"Procura-se escravo. Gratifica-se a quem encontrar": a publicidade a serviço da escravidão no Jornal O Parahybuna (1838-1839)
Abstract
O presente artigo tem o objetivo de mapear e compreender as peças publicitárias que envolvem escravidão e que foram veiculadas na imprensa de Barbacena (MG), especificamente no jornal O Parahybuna, em 1837 e 1838. Este foi o primeiro periódico da cidade e, mesmo de duração efêmera, trata-se de importante documento histórico para compreender a publicidade na cidade. O interesse da pesquisa está em mapear e descrever as peças comerciais descritas anteriormente e analisar os consequentes imaginários sociodiscursivos, em uma dimensão sociohistórica. O percurso teórico está alicerçado nos conceitos de ethos para Amossy (2008) e Charaudeau (2008). Paralelamente, investiga-se a questão estética da publicidade brasileira no Século XIX.Downloads
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2022 Cadernos de Comunicação
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung - Nicht-kommerziell - Weitergabe unter gleichen Bedingungen 4.0 International.
Os autores de textos aprovados pelos pareceristas de Cadernos de Comunicação cedem automaticamente e sem qualquer tipo de ônus o direito à primeira publicação do material submetido.