Pretendentes à adoção: motivações e avaliação de um curso preparatório

Autores

  • Catula da Luz Pelisoli Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0002-7228-0449
  • Adriane Pereira Leite Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul
  • Patricia Oliveira Romero Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316882X41985

Resumo

Uma análise de fichas de avaliação de um curso preparatório para adoção, preenchidas por 123 pessoas requerentes em processos de habilitação, indicou flexibilização no perfil da criança desejada, com uma ampliação da faixa etária, porém ainda distante da realidade das crianças disponíveis para adoção. A preparação psicossocial foi avaliada positivamente, configurando-se como um importante momento da habilitação para adoção.

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Biografia do Autor

Catula da Luz Pelisoli, Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul

Graduação em Psicologia (UNISINOS, 2005), Especialização em Psicoterapia Cognitivo Comportamental (WP - Centro de Psicoterapia Cognitivo Comportamental, 2009), Especialização em Psicologia Clínica (Conselho Federal de Psicologia, 2017), Mestrado (UFRGS, 2008) e Doutorado (UFRGS, 2013) em Psicologia, com período de doutorado sanduíche na University of Hawaii at Hilo; Pós Doutorado (UFRGS, 2019). Atualmente, é Psicóloga Judiciária do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul na Comarca de Passo Fundo, Professora convidada em cursos de extensão, formação e especialização.

Adriane Pereira Leite, Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul

Assistente social judiciária

Patricia Oliveira Romero, Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul

Psicóloga judiciária

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Publicado

2021-08-05

Como Citar

Pelisoli, C. da L., Leite, A. P., & Romero, P. O. (2021). Pretendentes à adoção: motivações e avaliação de um curso preparatório. Cadernos De Comunicação, 24(2). https://doi.org/10.5902/2316882X41985

Edição

Seção

Dossiê Tematico: Adoção de Crianças e Adolescentes