Dinâmicas de riscos e crises em contextos de (in)visibilidade nas mídias sociais
DOI:
https://doi.org/10.5902/2316882X41145Palavras-chave:
Comunicação organizacional, Crises, Mídias SociaisResumo
Nosso objetivo é apresentar perspectivas e abordagens que reflitam sobre riscos e crises nas mídias sociais, associadas à noção de (in)visibilidade. Para a revisão do estado da arte, recorremos à Teoria Fundamentada em Dados, proposta por Wolfswinkel, Furtmueller e Wilderom (2013). Os achados revelam dinâmicas e características da circulação de sentidos e da movimentação dos públicos nas mídias sociais.
Downloads
Referências
BALDISSERA, Rudimar. Comunicação e significação na construção da imagem-conceito. Revista Fronteira, v.10, 2008. pp. 193-200.
BALDISSERA, Rudimar; KAUFMANN, C.; SARTOR, Basilio. Relações Públicas, Comunicação Organizacional e TDCI's: entre a visibilidade e a vulnerabilidade. In: MOREIRA, Elisabeth Ruber; PONS, Mônica (Orgs.). Relações Públicas, tecnologia e públicos. 1 ed. Santa Cruz do Sul, 2013, v. 1, pp. 10-26.
BRUNO, Fernanda. A obscenidade do cotidiano e a cena comunicacional contemporânea. In: Revista Famecos. 2004. V.11, n.25. Disponível em <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/3280>. Acesso em: 13 nov. 2019.
BUSBY, J.S. ONGGO, S. Managing the social amplification of risk: a simulation of interacting actors. In: Journal of the Operational Research Society. vol 64, pp. 638–653, 2013. Disponível em < https://link.springer.com/article/10.1057/jors.2012.80>. Acesso em: 07 nov. 2019.
CASTELLS, Manuel. Redes de indignação e esperança: movimentos sociais na era da internet. Trad. Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2013. 271 p.
COOMBS, W. Timothy; HOLLADAY, Sherry Jean. How publics react to crisis communication efforts: comparing crisis response reactions across sub-arenas. In: Journal of Communication Management, vol. 18, pp. 40-57, 2014. Disponível em <https://doi.org/10.1108/JCOM-03-2013-0015>. Acesso em: 02 fev. 2019.
HOGGAN, James. Astroturf: The Only Grass That Withstands Toxic Friends of Science. DesMogBlog. 2006. Disponível em: <https://www.desmogblog.com/astroturf-the-only-grass-that-withstands-toxic-friends-of-science>. Acesso em: 13 nov. 2019.
JOHANSEN, Britt Foget; JOHANSEN, Winni; WECKESSER, Nina M. Emotional stakeholders as “crisis communicators” in social media: The case of the Telenor customer complaints crisis". In: Corporate Communications: An International Journal, Vol. 21, 2016, pp.289-308. Disponível em <https://doi.org/10.1108/>. Acesso em: 11 nov. 2019.
LASTA, Elisangela. A práxis reflexiva das relações públicas na sociedade midiatizada: mediação estratégica comunicação nos blogs corporativos. 2015. 258g. Tese (Doutorado em Comunicação) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação, UFSM, Santa Maria, 2015. Disponível em <http://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/3430/LASTA%2C%20ELISANGELA.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 02 nov. 2019.
LUOMO-AHO, Vilma. Understanding Stakeholder Engagement: Faith-holders, Hateholders & Fakeholders. 2015. Disponível em <https://instituteforpr.org/wp-content/uploads/updated-vilma-pdf.pdf>. Acesso em: 10 nov. 2019.
MARTINO, Luís Mauro Sá. Teoria das Mídias Digitais: linguagens, ambientes, redes. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. 291 p.
MOUSSAÏD, Mehdi. Opinion Formation and the Collective Dynamics of Risk Perception. In: Plos One, 2013. Disponível em < https://doi.org/10.1371/journal.pone.0084592>. Acesso em: 12 nov. 2019.
MUNNUKKA, Juha; JÄRV, Pentti. Perceived risks and risk management of social media in an organizational context. In: Electronic Markets. Vol. 24, pp.219-229, 2014. Disponível em < https://link.springer.com/article/10.1007/s12525-013-0138-2>. Acesso em: 12 nov. 2019.
PROQUEST. Disponível em <http://www.proquest.com/>. Acesso em: 02 nov. 2019.
RASMUSSEN, Joel; IHLEN, Øyvind. Risk, Crisis, and Social Media. In: Nordicom Review. Vol. 38, 2017. Disponível em <https://doi.org/10.1515/nor-2017-0393>. Acesso em: 15 nov. 2019.
RECUERO, Raquel. Redes sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina, 2009. 191p.
SILVA, D.R. O astroturfing como processo comunicativo: enquadramentos na manifestação encenada de um público. In: V Congresso da Compolítica. Curitiba, 2013.
SILVA, Juremir Machado da. Entrevista com Alex Primo [30 ago. 2007]. Porto Alegre: PUCRS, 2007. Entrevista concedida ao Programa Livro Aberto. Disponível em . Acesso em: 08 jun. 2017.
SILVA, Diego Wander. As mídias sociais no contexto da comunicação digital das universidades brasileiras. 2012. 159f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) – Faculdade de Comunicação Social, PUCRS, Porto Alegre, 2012. Disponível em <http://repositorio.pucrs.br:8080/dspace/bitstream/10923/2081/1/000438298-Texto%2bCompleto-0.pdf>. Acesso em: 09 nov. 2019.
SYUNTYURENKO, O. V. Network Technologies for Information Warfare and Manipulation of Public Opinion. In: Scientific and Technical Information Processing. Vol. 42, pp.205-210, 2015. Disponível em <https://link.springer.com/article/10.3103/S014768821504005X>. Acesso em: 14 nov. 2019.
THOMPSON, John B. O escândalo político: poder e visibilidade na era da mídia. Trad. Pedrinho A. Guareschi. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002. 325 p.
_________. A nova visibilidade. Matrizes, v. 1, n. 2, 2007. Disponível em <http://www.revistas.univerciencia.org/index.php/MATRIZes/article/viewArticle/5230>. Acesso em: 05 nov. 2019.
TRIVINHO, Eugênio. Visibilidade mediática, melancolia do único e violência invisível na cibercultura: significação social-histórica de um substrato cultural regressivo da sociabilidade em tempo real na civilização mediática avançada. In: Anais do XIX Encontro Nacional da Compós, Rio de Janeiro, 2010. Disponível em < http://compos.com.puc-rio.br/media/gt1_eugenio_trivinho.pdf>. Acesso em: 11 nov. 2019.
WOLFSWINKEL, Joost F.; FURTMUELLER, Elfi; WILDEROM, Celeste P. M.; Using grounded theory as a method for rigorously reviewing literature. European Journal of Information Systems. Londres, v. 22, pp.45-55, jan. 2013. Disponível em <http://link.springer.com/article/10.1057/ejis.2011.51>. Acesso em: 02 nov. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores de textos aprovados pelos pareceristas de Cadernos de Comunicação cedem automaticamente e sem qualquer tipo de ônus o direito à primeira publicação do material submetido.