Comunicação como memória organizacional: pertencimento e identidade nas organizações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316882X38589

Palavras-chave:

Estratégias. Equipamentos Culturais. Relações Públicas

Resumo

Compreender a comunicação como um instrumento da memória organizacional para fortalecer o pertencimento e a identidade das organizações é objetivo central deste artigo. Amparado por estudos sobre memória e comunicação organizacional, este trabalho ainda orienta seu olhar sobre o Museu Antropológico Diretor Pestana - MADP como um equipamento cultural de grande importância para a preservação da história e memória da região noroeste gaúcha, em especial sobre a FIDENE, sua mantenedora. Por fim, é apresentado o acervo histórico e mnemônico do MADP que instrumentalizado pela comunicação, compartilha a trajetória, os valores e as crenças da Fundação para com seus públicos, constituindo identidade e pertencimento organizacional. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcela Guimarães Silva, Universidade Federal do Pampa, São Borja, RS

Pós-doutora em Comunicação e Gestão de Indústria Criativas pela Universidade do Porto - Portugal. Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa e do curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Pampa - Unipampa, campus São Borja, RS - Brasil.

Ronaldo Bernardino Colvero, Universidade Federal do Pampa, São Borja, RS

Doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professor do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio da Universidade Federal de Pelotas - UFPel e do Programa de Pós-Graduação de Políticas Públicas da Universidade Federal do Pampa, campus São Borja, RS - Brasil. 

Fabio Frá Fernandes, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre em Comunicação e Indústria Criativa pela Universidade Federal do Pampa - Unipampa, campus São Borja, RS - Brasil. Relações-públicas (cooperação técnica) na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

Referências

AYRES, Andreia Ribeiro; SILVA, Luana dos Anjos. Equipamentos culturais e acesso à cultura: convergências entre a política cultural do município do rio de janeiro e o plano nacional de cultura. In: Revista Brasileira de Planejamento e Orçamento. v. 6, n. 1, Brasília. (p. 25-40). Disponível em: . Acesso em: 24 mai. 2017.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro, RJ: Zahar, 2001.

BRASIL. Lei nº 11.904 de 14 de janeiro de 2009. Institui o Estatuto de Museus e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/lei/l11904.htm>. Acesso em: 24 mai. 2017.

BRUM, Argemiro Jacob. UNIJUÍ: uma experiência de universidade comunitária: sua história, suas ideias. 2. Ed. Ijuí: Editoria Unijuí, 1998.

COSTA, Alessandra de Sá de Mello da; CELANO, Denise Franca Barros. A construção da memória empresarial como estratégia de comunicação organizacional: uma discussão inicial. In: Anais do XXXVI Encontro da ANPAD. Rio de Janeiro, 2012. Disponível em: < http://www.anpad.org.br/admin/pdf/2012_EOR2771.pdf>. Acesso em: 28 abr. 2017.

DEETZ, Stanley. Comunicação organizacional: fundamentos e desafios. In: MARQUIORI, Marlene (Org.). Comunicação e organização: reflexões, processos e práticas. São Caetano do Sul, SP: Difusão Editora, 2010.

FABBRI, Angélica. Museus: o que são, para que servem? In: Museus: o que são, para que servem? Sistema Estadual de Museus – SISEM/SP (Org.). São Paulo, 2011, p. 50-59. Disponível em: < http://sisemsp.org.br/newsite/wp-content/uploads/2013/12/Museus_o_que_sao_para_que_servem.pdf> Acesso em: 8 mai. 2017.

FARIAS, Luiz Alberto. O campo acadêmico do ensino e da pesquisa em comunicação organizacional e relações públicas no Brasil. In: KUNSCH, Margarida M. Krohling (Org.). Comunicação Organizacional: Histórico, fundamentos e processos. São Paulo: Saraiva, 2009.

FERARRI, Maria Aparecida. Relações públicas contemporâneas: a cultura e os valores organizacionais como fundamentos para a estratégia da comunicação. In: KUNSCH, Margarida M. Krohling (Org.). Relações públicas: História, teorias e estratégias nas organizações contemporâneas. São Paulo: Saraiva, 2009.

FERNANDES, Fabio Frá. Relações Públicas e Comunicação Organizacional: Estudo de suas Aproximações e Distanciamentos. In: Seminário Internacional de Pesquisa em Comunicação, Estratégias e Identidades Midiática. IV. 2011. Universidade Federal de Santa Maria, RS. Anais eletrônicos..., Santa Maria, 2011. Disponível em: <http://coral.ufsm.br/sipecom/2012/anais/artigos/cominstitucional/FERNANDES%20e%20PERSIGO.pdf>. Acesso em: 08 mar. 2018.

FIGUEIREDO, Ewerton Luiz Faverzani; DE BEM, Judite Sanson. A memória institucional e as relações públicas. In: CONNEXIO – Revista Cientifica da Escola de Gestão e Negócios. Universidade Potiguar, Natal, RN. Ano 3, 2013/2014, p. 67-75. Disponível em: < https://repositorio.unp.br/index.php/connexio/article/download/452/377>. Acesso em: 22 abr. 2017.

FUNDAÇÃO DE INTEGRAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E EDUCAÇÃO DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Plano de Desenvolvimento Institucional da UNIJUÍ 2015/2019. Ijuí: FIDENE/UNIJUÍ, 2015. (Coleção Cadernos da Gestão Universitária, 52).

IASBECK, Luiz Carlos. Relações públicas e comunicação organizacional: o lugar do texto e do contexto. Organicom – Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações públicas, São Paulo, ECA-USP, a.6, n.10/11, p. 103-108, 2009.

LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas, SP: UNICAMP, 2006.

MICHEL, Margareth de Oliveira; MICHEL, Jerusa de Oliveira; PORCIÚNCULA, Cristina Geraldes da. A memória organizacional – um estudo sobre varios enfoques – Estudo de Caso: Farmácia Natura e o Museu Farmaceutico Moura em Pelotas. In: XXXVIII INTERCOM, Rio de Janeiro, RS, 2015. Disponível em: < http://portalintercom.org.br/anais/nacional2015/resumos/R10-2048-1.pdf>. Acesso em: 21 abr. 2017.

NASSAR, Paulo. Relações públicas na construção da responsabilidade histórica e no resgate da memoria institucional das organizações. São Caetano so Sul, SP: Difusão Editora, 2007.

NORA, Pierre. Entre memoria e história: a problemática dos lugares. In: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em História e do Departamento de História da PUC-SP, n.10, p. 7-28, dez. 1993. Disponível em: < https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/viewFile/12101/8763>. Acesso em: 02 mai. 2017.

PERAZZO, Priscila Ferreira; CAPRINO, Mônica Pegurer. Possibilidades da comunicação einovação em uma dimensão regional. In: CAPRINO, Mônica Pegurer (org.) Comunicação e Inovação: reflexões contemporâneas. São Paulo: Paulus, 2008. p. 111-126.

PUTNAM, Linda. Metáforas da comunicação organizacional e o papel das relações públicas. In: KUNSCH, Margarida M. Krohling (Org.). Relações Públicas e Comunicação Organizacional: campos acadêmicos e aplicados e múltiplas perspectivas. São Caetano do Sul, SP: Difusão Editora, 2009.

SANTA CRUZ, Lucia. Memória e Comunicação organizacional no Brasil: interfaces. In: Organicom – Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas, São Paulo, ECA-USP, ano 11, número 20, p. 177-188. São Paulo, 2014. Disponível em: < http://revistaorganicom.org.br/sistema/index.php/organicom/article/view/699/549>. Acesso em: 28 abr. 2017.

Downloads

Publicado

2020-10-28

Como Citar

Silva, M. G., Colvero, R. B., & Fernandes, F. F. (2020). Comunicação como memória organizacional: pertencimento e identidade nas organizações. Cadernos De Comunicação, 24(2). https://doi.org/10.5902/2316882X38589

Edição

Seção

Artigos